Geral

MP deve denunciar vândalos por depredações em Porto Alegre

Se condenados, os detidos terão que ressarcir os cofres públicos

Prédios e lojas foram pichados durante maniestações em Porto Alegre
Prédios e lojas foram pichados durante maniestações em Porto Alegre Foto : Fabiano do Amaral
O Ministério Público (MP) deve denunciar todos os vândalos que depredaram prédios públicos nas manifestações ocorridas em Porto Alegre nos últimos dias. Se condenados pela Justiça, os presos durante os protestos terão que ressarcir os cofres públicos. A informação é do subprocurador-geral de Assuntos Institucionais do órgão, Marcelo Dornelles.

Segundo ele, o trabalho realizado de forma conjunta com a Polícia Civil e a Brigada Militar (BM) está separando os que querem protestar dos que querem danificar a cidade. Na opinião do subprocurador-geral do Estado, as depredações “desnecessárias e propositais” estão provocando o afastamento da população das mobilizações populares.

Na noite dessa segunda-feira, uma marcha que começou pacífica terminou em caos. O principal alvo dos vândalos foram agências bancárias e lojas no bairro Cidade Baixa - em especial, as situadas na rua João Alfredo - e no Centro, em importantes ruas e avenidas do eixo, como Borges de Medeiros, Salgado Filho e Andradas.

Vidraças foram quebradas e estabelecimentos comerciais foram invadidos e saqueados. Diversos empresários utilizaram tapumes de madeiras para evitar atos de vandalismo em suas propriedades, mas os objetos não impediram a ação dos criminosos.

Diversos prédios públicos também foram danificados. Das dezenas de detidos, segundo Dornelles, todos eram vândalos que foram às ruas "com a intenção de furtar e depredar". O subprocurador lembrou que os comerciantes e moradores que sofreram danos devem ajuizar suas ações pessoalmente. Isso ocorre, porque o MP “não tem legitimidade para atuar”.

Bookmark and Share