TJ suspende liminar para recall de 400 mil motores da Volkswagen

TJ suspende liminar para recall de 400 mil motores da Volkswagen

Desembargador citou "qualidade da produção da montadora" em sua decisão

Rádio Guaíba

publicidade

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul revogou, na noite desta terça-feira, a liminar da juíza Carla Della Giustina, da 15ª Vara Cível da Comarca de Porto Alegre, determinando o recall de 400 mil motores de veículos da Volkswagen. Modelos Fox, Voyage e Gol, dos anos 2009 e 2010, necessitariam de verificação de desgaste prematuro do motor.

O desembargador Carlos Cini Marchionatti, da 20ª Câmara Cível, acatou um recurso da montadora e entendeu que a manutenção da liminar em vigor expunha o nome e o prestígio da Volkswagen, com repercussão pesada na economia da indústria automobilística. Na sentença, Marchionatti ainda sustentou que a fabricante alemã "prima pela qualidade da produção". Em entrevista à Rádio Guaíba, o diretor da Concessionária Unidos, em Porto Alegre, Alexandre Ruga, admitiu que a Volkswagen identificou o problema de desgaste prematuro de componentes, mas que todos os casos já foram corrigidos. 

De acordo com Ruga, o problema decorreu da incompatibilidade entre o óleo usado nos motores e o etanol. “Quem usou gasolina não teve problema e aqui no Rio Grande do Sul sabemos que o uso só de álcool não é vantajoso economicamente”, citou, explicando que o defeito pode ter atingido um número limitado de gaúchos. De acordo com o Ministério Público (MP), a alteração ocorreu nos modelos de motor 1.0.

Ruga pediu que os clientes da marca aguardem a publicação do chamamento e, só depois, procurem as unidades. “Não há necessidade de correria neste momento”, ponderou. De acordo com o promotor de Defesa do Consumidor Rossano Biazus, que entrou com o pedido de liminar, houve tentativa de fazer uma perícia nos modelos, mas a Volkswagen não aceitou e por isso houve a ação judicial. A investigação começou há pouco mais de dois anos, depois da denúncia de um cliente da marca.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895