EUA e Rússia iniciam consultas sobre prorrogação do tratado nuclear START, afirma Putin

EUA e Rússia iniciam consultas sobre prorrogação do tratado nuclear START, afirma Putin

Tratado expira em 2021, em momento de alta tensão entre as duas potências nucleares

AFP

Putin e Trump, se encontraram durante reunião do G20, em Osaka

publicidade

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou neste sábado que Moscou e Washington solicitaram aos respectivos ministros das Relações Exteriores o início de "consultas" sobre a prorrogação do tratado nuclear START.

"Mas ainda não podemos dizer se isto resultará na prorrogação", declarou, a respeito do importante tratado de controle de armas nucleares estratégicas, que expira em 2021. "Foi um bom encontro bilateral, muito pragmático", disse Putin sobre a reunião com o presidente americano, Donald Trump, durante a reunião do G20 em Osaka (Japão).

• Bolsonaro e Trump debatem OCDE e crise na Venezuela

O tratado bilateral de redução das armas estratégicas, cujo capítulo mais recente, chamado "New START", foi assinado em 2010, mantém os arsenais nucleares russo e americano abaixo do nível da Guerra Fria.

• May pede que Putin pare com "atos de desestabilização"

O tratado expira em 2021, em um momento de elevada tensão entre as duas grandes potências nucleares. Rússia e Estados Unidos suspenderam este ano sua participação no tratado de desarmamento nuclear INF sobre armas de médio alcance (de 500 a 5.500 km), assinado durante a Guerra Fria, com uma troca de acusações de desrespeito ao texto.

O encontro cordial entre Putin e Trump em Osaka teve grande repercussão devido às piadas do presidente americano sobre temas sensíveis nos Estados Unidos, como a interferência russa nas eleições americanas e as "fake news".


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895