Mundo

Sanae Takaichi deve se tornar a primeira mulher primeira-ministra do Japão

Takaichi é conhecida por ser uma das integrantes mais conservadoras do Partido Liberal Democrata

Takaichi substitui o primeiro-ministro Shigeru Ishiba
Takaichi substitui o primeiro-ministro Shigeru Ishiba Foto : Yuichi Yamazaki / POOL / AFP

O partido governista do Japão, o Partido Liberal Democrata (LDP), elegeu neste sábado (4) a ex-ministra da Segurança Econômica Sanae Takaichi como sua nova líder. A vitória torna altamente provável que Takaichi se torne a primeira mulher primeira-ministra do país.

Takaichi, conhecida por ser uma das integrantes mais conservadoras do partido, derrotou o ministro da Agricultura, Shinjiro Koizumi, filho do popular ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi, em um segundo turno na votação intrapartidária do LDP.

Expectativa de recuperação política

Takaichi substitui o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, em um momento em que o partido busca recuperar o apoio público e se manter no poder após sofrer grandes perdas eleitorais recentes.

Sua ascensão ao cargo de líder nacional é esperada porque o LDP continua sendo o maior partido na câmara baixa do Parlamento, responsável por determinar quem será o primeiro-ministro. Além disso, os grupos de oposição no Japão permanecem altamente fragmentados, reforçando a probabilidade de Takaichi assumir a liderança do governo.

Veja Também