Dois policiais da Brigada Militar salvaram a vida de um motorista em Capão da Canoa, no Litoral Norte. O veículo guiado por ele acabou pegando fogo depois de capotar, mas a dupla conseguiu retirar o condutor das ferragens pouco antes de uma explosão. A ocorrência foi registrada na noite de domingo.
Por volta das 22h, moradores alertaram a corporação sobre uma saída de pista com capotamento, no quilômetro 44, na RS 389, onde um Peugeot 206 era consumido por chamas. O relato era de uma cena dantesca, com agravante de possível combustão na rede elétrica e da presença de uma pessoa entre os escombros.
Uma guarnição do Grupo Rodoviário de Torres foi enviada ao local e encontrou o carro junto a uma cerca de arame a mais de 30 metros da rodovia. Ali, um homem semiconsciente tentava, em vão, se afastar dos destroços escaldantes.
Mesmo com riscos de um desastre eminente, os soldados Geliadis Fermiano Domingos e Pablo Henryque Ribeiro não hesitaram em agir e conseguiram remover a vítima do incêndio. Em seguida, os dois ainda fizeram questão de retornar ao veículo e conferir se havia mais alguém para socorrer, mas não era o caso.
O carro acabou sendo completamente tomado por fogo poucos instantes após o resgate. Além disso, as labaredas atingiram postes e fios de alta tensão. Uma explosão irrompeu na sequência.
As chamas foram controladas por uma equipe do Corpo de Bombeiros. O Samu também prestou atendimento e encaminhou a vítima, um homem de 60 anos, ao hospital. Ele sofreu apenas alguns ferimentos na testa e foi internado sem qualquer risco de morrer.
“A situação apresentada, complexa e de risco, mostra que, mesmo em face de grandes adversidades, os PMs do Comando Rodoviário encontram-se sempre dispostos para preservar e salvar a vida dos diversos usuários das rodovias estaduais”, destacou o comandante da 3ª Companhia do 3° Batalhão Rodoviário, capitão Fabrício Stona
Em nota, a BM exaltou a coragem dos policiais. “Ação rápida, técnica e extremamente corajosa evitou uma tragédia maior. Nossos agradecimentos e reconhecimento aos soldados Domingos e Henryque, que honram com bravura a farda que vestem”, diz uma parte do texto.
Nesta manhã, após recuperar a lucidez, o motorista saiu do hospital por decisão própria. Aos policiais, ele disse que mora em Torres e que guiava rumo a Canoas, mas não comentou as causas do ocorrido. A BM não descarta que o caso tenha relação com embriaguez ao volante.
O homem não tinha antecedentes. Porém, no dia anterior ao acidente, a companheira dele registrou um boletim de ocorrência por Lei Maria da Penha e solicitou medida protetiva de urgência.
]