Polícia

BM resgata motorista de carro incendiado minutos antes de explosão em Capão da Canoa

Homem de 60 anos foi removido de ferragens por dois PMs após veículo capotar, sair de rodovia e acabar em chamas

PMs resgataram motorista de veículo em chamas no Litoral Norte
PMs resgataram motorista de veículo em chamas no Litoral Norte Foto : BM / CP

Dois policiais da Brigada Militar salvaram a vida de um motorista em Capão da Canoa, no Litoral Norte. O veículo guiado por ele acabou pegando fogo depois de capotar, mas a dupla conseguiu retirar o condutor das ferragens pouco antes de uma explosão. A ocorrência foi registrada na noite de domingo.

Por volta das 22h, moradores alertaram a corporação sobre uma saída de pista com capotamento, no quilômetro 44, na RS 389, onde um Peugeot 206 era consumido por chamas. O relato era de uma cena dantesca, com agravante de possível combustão na rede elétrica e da presença de uma pessoa entre os escombros.

Uma guarnição do Grupo Rodoviário de Torres foi enviada ao local e encontrou o carro junto a uma cerca de arame a mais de 30 metros da rodovia. Ali, um homem semiconsciente tentava, em vão, se afastar dos destroços escaldantes.

Mesmo com riscos de um desastre eminente, os soldados Geliadis Fermiano Domingos e Pablo Henryque Ribeiro não hesitaram em agir e conseguiram remover a vítima do incêndio. Em seguida, os dois ainda fizeram questão de retornar ao veículo e conferir se havia mais alguém para socorrer, mas não era o caso.

O carro acabou sendo completamente tomado por fogo poucos instantes após o resgate. Além disso, as labaredas atingiram postes e fios de alta tensão. Uma explosão irrompeu na sequência.

As chamas foram controladas por uma equipe do Corpo de Bombeiros. O Samu também prestou atendimento e encaminhou a vítima, um homem de 60 anos, ao hospital. Ele sofreu apenas alguns ferimentos na testa e foi internado sem qualquer risco de morrer.

“A situação apresentada, complexa e de risco, mostra que, mesmo em face de grandes adversidades, os PMs do Comando Rodoviário encontram-se sempre dispostos para preservar e salvar a vida dos diversos usuários das rodovias estaduais”, destacou o comandante da 3ª Companhia do 3° Batalhão Rodoviário, capitão Fabrício Stona

Em nota, a BM exaltou a coragem dos policiais. “Ação rápida, técnica e extremamente corajosa evitou uma tragédia maior. Nossos agradecimentos e reconhecimento aos soldados Domingos e Henryque, que honram com bravura a farda que vestem”, diz uma parte do texto.

Nesta manhã, após recuperar a lucidez, o motorista saiu do hospital por decisão própria. Aos policiais, ele disse que mora em Torres e que guiava rumo a Canoas, mas não comentou as causas do ocorrido. A BM não descarta que o caso tenha relação com embriaguez ao volante.

O homem não tinha antecedentes. Porém, no dia anterior ao acidente, a companheira dele registrou um boletim de ocorrência por Lei Maria da Penha e solicitou medida protetiva de urgência.

]

Veja Também