Os ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticaram nesta quarta-feira, 29, a operação que matou pelo menos 119 pessoas no Rio de Janeiro. Flávio Dino chamou a operação de "circunstância terrível, trágica".
O ministro também afirmou que o STF não pode "legitimar o vale-tudo com corpos estendidos e jogados no meio da mata". "Isso não é Estado de Direito", criticou. As declarações foram feitas no julgamento que discute a responsabilidade do governo do Paraná por danos causados a manifestantes em uma ação da polícia no Estado, em 2015.
- Megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio supera número de mortos do massacre do Carandiru
- Deputados de esquerda do Rio criticam Castro e pressionam Câmara a formar Comissão Externa
- Rio: corpos estavam amarrados e com marcas de facadas, relatam moradores do Complexo da Penha
- Megaoperação no Rio de Janeiro alcança 4° lugar no trending topics global
O ministro Gilmar Mendes, decano do STF, classificou a operação no Rio como "lamentável episódio". "A toda hora vivemos situações de graves ações policiais que causam danos às pessoas ou mesmo a morte de várias pessoas, como acabamos de ver nesse lamentável episódio do Rio de Janeiro", disse o decano.
Considerada a mais letal da história do Rio de Janeiro, a Operação Contenção, nos complexos da Penha e do Alemão, mirou a facção Comando Vermelho.