Dois acusados homens foram condenados pelo Tribunal do Júri em Santa Maria, na Região Central do Estado, por um homicídio tentado e outro consumado. Os réus foram condenados pelos crimes cometidos em 2018, motivados por disputa entre facções que atuam no município. Um deles recebeu uma pena de 25 anos e o outro de 28 anos de prisão.
O condenado que recebeu a pena de 28 anos de reclusão está foragido, e foi expedido novo mandado de prisão contra ele por esta condenação. O outro já estava preso, mas por outro processo e permaneceu detido. Um terceiro envolvido no crime teve o processo cindido, que ainda está em fase de instrução.
Atuaram no julgamento, que durou cerca de 12 horas, os promotores de Justiça Átila Castoldi Kochenborger e Caroline Mottecy Oliveira. Conforme a denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), os réus foram condenados por homicídio consumado qualificado por motivo torpe contra uma das vítimas e por homicídio tentado qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, que sobreviveu e ficou com sequelas.
Para o promotor Kochenborger, com o julgamento, a população demonstra que não permitirá que disputas entre grupos rivais tragam insegurança e medo às comunidades. Já a promotora Caroline ressalta que a cidade está dando a resposta adequada aos crimes relacionados ao tráfico. “A sociedade não vai permitir que as guerras entre esses criminosos se instalem sem a devida punição", disse.