A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, deflagrou nesta sexta-feira a 9ª fase da Operação Timeo. O objetivo da ofensiva é coibir o financiamento de ações criminosas e reprimir as extorsões praticadas em série por um grupo criminoso, contra vítimas de todo o Vale do Rio dos Sinos. Três pessoas foram presas.
Um empresário de Campo Bom foi vítima de um esquema de extorsões reiteradas que resultaram em disparos de arma de fogo e ameaças contra familiares da vítima. O empresário recebeu ligação telefônica no dia 01 de outubro, exigindo quantia de R$ 300 mil e pagamentos mensais, em troca de "segurança".
Além das exigências, os extorsionários, por diversas ligações e mensagens ameaçaram que iriam às vias de fato se até determinada data não houvesse pagamento.
A vítima procurou a Polícia Civil após ter sofrido atentado com disparos de arma de fogo contra sua empresa. A partir de então, as diligências foram tomadas, de maneira ininterrupta, para identificar o grupo que estava extorquindo, ameaçando, aterrorizando a vítima e sua família.
Além das ordens de prisão preventiva, os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão e bloqueios judiciais. A Draco de São Leopoldo continua em diligências para elucidar outros casos semelhantes, observando que a colaboração das vítimas é essencial para o desfecho, repressão e prisão destes criminosos. Denúncias devem ser feitas pelo o WhatsApp: (51) 8585.6118.