Desde a manhã deste sábado, Rio Grande, no Sul do Estado, passou a contar com duas novas delegacias especializadas. As estruturas inauguradas irão reforçar o combate à violência doméstica e contra a mulher e aos crimes rurais na região.
A 9ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigiato (Decrab), está ligada a macroregião que se estende de Pelotas ao Chuí, atendendo a produtores rurais de 16 cidades (Rio Grande, Arroio Grande, Chui, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Pelotas, Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Herval, Morro Redondo, Pedro Osório, Piratini e Turuçu), abrangendo uma população de quase 750 mil pessoas.
O diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab), delegado Heleno dos Santos explicou que a divisão territorial foi realizada com base em critérios técnicos para reduzir a área de abrangência das unidades já existentes e garantir eficiência nas investigações. "Pretendemos fortalecer a repressão aos crimes rurais", destacou. A equipe local irá investigar crimes como abigeato, roubo e furto de insumos. A delegacia conta com a sala Querência, espaço voltado para receber produtores rurais vítimas de crime.
A equipe usará cavalos crioulos e uma cadela ovelheira nas operações e em investigações na zona rural. "Com esses animais será possível acessar locais onde os veículos não chegam. Eles também serão utilizados em diligências que envolvem manejo de bovinos ou equinos", exemplificou. A Decrab está localizada no prédio onde funciona a 2ª Delegacia de Polícia, no bairro Parque Marinha. A escolha foi por critérios técnicos como tamanho de rebanho e área territorial, por exemplo. "O que também levou a escolha é que Rio Grande tinha um núcleo de combate ao abigeato bem ativo, o que também influenciou na decisão", enfatizou o chefe de polícia do Estado, Heraldo Chaves Guerreiro.
Combate à violência contra a mulher
Já a inauguração da 24ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, ocorreu na Central de Polícia, localizada na Avenida Silva Paes. A estrutura complementa o Programa Estadual de Proteção dos Direitos das Mulheres. Ao lado da Patrulha Maria da Penha e da Sala das Margaridas do município, a unidade especializada na apuração de crimes envolvendo mulheres vai fortalecer a investigação qualificada no combate à violência doméstica.
As polícias seguem atuando para ampliar a proteção às vítimas, a conscientização da sociedade sobre o tema e a redução dos índices de violência. Nos dois primeiros meses deste ano, foram intensificadas as ações de combate à violência contra mulher. A Operação Mulher Segura 2026, por exemplo, resultou na prisão de 164 agressores em todo o Rio Grande do Sul em apenas 15 dias. Guerreiro destacou a importância do relacionamento desenvolvidos pelas equipes da delegacia especializada com representantes das redes de apoio. "Além de fortalecer o enfrentamento à violência, buscamos tornar a Policia Civil muito mais próxima da comunidade", disse.
- 22º feminicídio no RS: mulher é morta a facadas na frente das filhas e de outras crianças em Camaquã
- PT usará visita de Lula para turbinar pré-campanha no RS
- Águas-vivas seguem aparecendo nas praias do Litoral Sul