Nesta quinta-feira, um assessor parlamentar do vereador Juliano Valim (PSD) foi exonerado em virtude de denúncias de assédio. O profissional foi detido e conduzido pela Brigada Militar pouco antes do meio dia. Por meio de nota, a Câmara Municipal de Caxias do Sul comunicou a demissão do assessor e informou que disponibiliza atendimento psicossocial às denunciantes.
- Secretário de Meio Ambiente apresenta revisão do Plano Diretor na Câmara de Porto Alegre
- Projeto de concessão do Dmae é motivo de incertezas e tensões na base de Melo
- Câmara de Porto Alegre aprova LDO de 2026
O vereador, por outro lado, se manifestou em suas redes sociais: “a partir do momento que tomei conhecimento da situação, procedi na exoneração do mesmo”. Valim ainda disse que “exige uma apuração rigorosa do caso” e reiterou que medidas já estão sendo tomadas pela casa legislativa.
A reportagem buscou contato com o vereador para obter mais detalhes, porém não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Leia a nota da Câmara de Caxias:
"Manifestação sobre denúncia de assédio
A Câmara Municipal de Caxias do Sul manifesta-se, por meio desta nota oficial, acerca da denúncia de assédio recentemente tornada pública envolvendo um assessor parlamentar.
No momento em que o fato chegou ao conhecimento do Legislativo, por meio da formalização de boletins de ocorrência, foram adotadas imediatamente medidas para resguardar a saúde mental e física das denunciantes. O Parlamento atua em cooperação com as autoridades competentes e definiu, já nesta quinta-feira (09/10), a abertura de processo administrativo interno para apuração de condutas e responsabilidades.
Cabe ressaltar que o assessor denunciado foi exonerado ainda nesta manhã e que foi disponibilizado o serviço de atendimento psicossocial às denunciantes.
A Câmara reafirma seu compromisso com a transparência, a ética e o encaminhamento do devido processo legal.”
Leia a nota do vereador Juliano Valim (PSD):
"Venho a público me manifestar diante do ocorrido na manhã de hoje envolvendo meu assessor, destaco que foram feitas as denúncias e que será feita investigação para apurar o ocorrido.
Informo que a partir do momento que tomei conhecimento da situação procedi na exoneração do mesmo.
Exijo uma apuração rigorosa do caso, e medidas imediatas por parte da Câmara Municipal de Caxias do Sul já estão sendo tomadas.”