Corpo de Mauro Zacher deve sair de Fortaleza na manhã desta segunda

Corpo de Mauro Zacher deve sair de Fortaleza na manhã desta segunda

Vereador sofreu mal súbito quando finalizava prova de natação de 1.500 metros no mar do Ceará

Flavia Bemfica

publicidade

O corpo do vereador de Porto Alegre Mauro Zacher (PDT) deve sair de Fortaleza na manhã desta segunda-feira, às 10h55min, com previsão de chegada em Porto Alegre às 23h40min. As informações foram divulgadas pelo PDT do Ceará, que está auxiliando a família.

Zacher faleceu na manhã deste domingo, em Fortaleza, aos 46 anos. Praticante de natação, ele havia viajado para a capital cearense na companhia da esposa, Anete, e, lá, concorria na Copa Brasil de Águas Abertas da Associação Brasileira Masters de Natação (ABMN). 

Na tarde deste domingo, o prefeito da Capital, Sebastião Melo (MDB) decretou luto oficial de três dias em função do falecimento. Melo transferiu viagem que realizaria para Brasília. Agendas e eventos do PDT gaúcho também estão sendo transferidos.

Em nota, a Federação Cearense de Desportos Aquáticos lamentou a morte e informou que o vereador sofreu o mal súbito quando estava finalizando a travessia dos 1.500 metros em mar aberto.

Conforme o comunicado, os salva-vidas que acompanhavam a competição observaram que o atleta havia parado de nadar e procederam o resgate de imediato, levando-o para o píer de chegada, onde já foram prestados os primeiros socorros.

Do píer, ele foi transportado para a UPA Praia do Futuro. Mas, mesmo após todas as tentativas de reanimação, não resistiu. Segundo a assessoria do parlamentar, o falecimento ocorreu em função de uma parada cardíaca.

No exercício do quinto mandato consecutivo na Câmara da Capital, Zacher era o líder da bancada do PDT na Casa. Ele foi o nono vereador mais votado para o Parlamento municipal nas eleições de 2020 e o mais votado entre os dois eleitos pelo PDT, obtendo 5.520 votos. Economista, presidia a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul da Casa.

Ele também foi presidente da Câmara no ano de 2012 e líder do governo durante a administração José Fortunati. Ao longo dos mandatos, afastou-se em diferentes momentos para atuar no primeiro escalão do Executivo, no comando das secretarias da Juventude e de Obras e Viação. Além da esposa Anete, Zacher deixa os filhos, Léo e Martina, a mãe, Sandra, e os irmãos Flávio e Jéssica.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895