Política

CPI da Pousada Garoa, em Porto Alegre, decide relator nesta segunda-feira

Tendência é a de que o cargo fiquei com o vereador da base, Marcos Felipi

CPI vai investigar o incêndio na Pousada Garoa em 2024 que deixou 11 mortos e 15 feridos
CPI vai investigar o incêndio na Pousada Garoa em 2024 que deixou 11 mortos e 15 feridos Foto : Pedro Piegas / CP Memória

A primeira sessão efetiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pousada Garoa será de escolha de relator, vice-presidente e votação do plano de trabalho. Marcada para essa segunda-feira, a partir das 9h30min, no plenário Otávio Rocha, os 12 vereadores que compõem o colegiado irão eleger quem comandará a investigação e os próximos passos da comissão, como os nomes para as oitivas.

Para relatoria, base e oposição devem apresentar candidatos. O vereador Giovani Culau (PCdoB) concorrerá pelo bloco PT/PSol/PCdoB, enquanto o vereador e ex-secretário de Serviços Urbanos do município Marcos Felipi (Cidadania) será o nome governista. Ao lado dele, Rafael Fleck (MDB) se apresentará como candidato a vice-presidente.

Veja Também

Maioria na Casa, a tendência é de que a base acabe levando os cargos, ainda que a presidência siga com a oposição. O vereador Pedro Ruas (PSol) foi o proponente da comissão e, portanto, conforme determina o regimento, deve presidir o grupo.

A CPI foi motivada em função do incêndio na Pousada Garoa, em 26 de abril de 2024, que deixou 11 pessoas em situação de vulnerabilidade social mortas e 15 feridas, e evidenciou as precariedades da rede que mantinha um contrato com a prefeitura para atender a população de rua.

No final de 2024, a Polícia Civil concluiu o inquérito indiciando três pessoas por incêndio culposo (sem intenção de matar). No entanto, em janeiro deste ano, o Ministério Público pediu a transferência do processo da Vara Criminal para Vara do Júri, onde tramitam os crimes de homicídio doloso (com intenção de matar).