Cristiano Zanin assume vaga no STF nesta quinta-feira

Cristiano Zanin assume vaga no STF nesta quinta-feira

Indicação de Lula, o advogado afirmou que "buscará imparcialidade" no Supremo

Correio do Povo

Zanin foi sabatinado no Senado em junho

publicidade

O advogado Cristiano Zanin tomará posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira. Indicado pelo presidente Lula (PT), no início de junho, ele entra no lugar do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril, completando o quadro de ministros do pleno. A cerimônia de posse deverá começar às 16h. 

Zanin foi a primeira indicação de Lula para uma vaga no STF no atual mandato. Ele ganhou notoriedade após atuar como advogado do petista durante a Operação Lava Jato. Em junho, os senadores aprovaram a indicação do advogado. Na ocasião, Zanin reforçou que deverá agir de acordo com a lei, buscando sempre a imparcialidade, ao ser questionado quanto a sua ligação com o presidente

Além disso, Lula já articula uma nova indicação ao Supremo. Em outubro deste ano, a atual presidente do Supremo, a ministra Rosa Weber, se aposentará, abrindo mais uma vaga. 

Quem é

O advogado de 47 anos nasceu em Piracicaba (SP) e atua como advogado de Lula desde 2013, inclusive nos processos da Lava Jato. Apesar de advogar para o presidente na área criminal, Zanin se diz especialista em "litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais".

Na transição do governo, fez parte do grupo como responsável pela relatoria sobre Cooperação Judiciária Internacional e Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Zanin acompanhou Lula até a sede da Polícia Federal em Curitiba quando o presidente foi preso e passou dois anos. Era o advogado que levava livros e conversava toda semana com o presidente, além de ser o porta-voz das questões jurídicas de Lula. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895