Denúncia contra Lula e Dilma por "Quadrilhão do PT" vai para primeira instância

Denúncia contra Lula e Dilma por "Quadrilhão do PT" vai para primeira instância

Decisão foi tomada pelo relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin

AE

Ambos teriam recebido R$ 1,48 bilhão em esquemas na Petrobras

publicidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin enviou para a Justiça Federal de Brasília a denúncia contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff pelo ‘quadrilhão do PT’. A acusação, por organização criminosa, foi oferecida pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em 2017. Ambos teriam recebido R$ 1,48 bilhão em esquemas na Petrobras. Por decisão do ministro do STF, apenas a senadora Gleisi Hoffmann e o ex-ministro Paulo Bernardo permanecerão se defendendo no STF. 

Entre os denunciados que vão passar a responder na primeira instância estão ainda os ex-ministros Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda), Edinho Silva (Comunicação), e ainda o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Pelo menos desde meados de 2002 até 12 de maio de 20161 , os denunciados, integraram e estruturaram uma organização criminosa com atuação durante o período em que Lula e Dilma Rousseff sucessivamente titularizaram a Presidência da República, para cometimento de uma miríade de delitos, em especial contra a administração pública em geral”, afirmou Janot.

Ao determinar o desmembramento do processo, Fachin atendeu parcialmente a pedido do MPF, embora não tenha enviado todos os processos contra pessoas sem foro privilegiado para o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, como queriam os procuradores.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895