Política

Eleições 2024: PSDB promete nome competitivo para prefeitura de Porto Alegre

Paula Mascarenhas afirma que conversas internas estão em fase final e que candidatura própria a ser apresentada pelos tucanos em Porto Alegre será “surpresa positiva”

Paula Mascarenhas citou conversas avançadas sobre candidatura do PSDB em Porto Alegre
Paula Mascarenhas citou conversas avançadas sobre candidatura do PSDB em Porto Alegre Foto : Mauricio Tonetto / Palácio Piratini

A presidente estadual do PSDB, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, assegura que a legenda terá uma candidatura própria à prefeitura em Porto Alegre nas eleições deste ano. A garantia ocorre após a nova rodada de negociações realizada entre lideranças tucanas, ao longo da quinta-feira, e afasta em definitivo especulações que ainda restavam a respeito de o partido poder ingressar em uma aliança com um candidato de outra legenda na cabeça de chapa.

“O que posso garantir é que o PSDB vai ter candidatura própria em Porto Alegre. Um dos nossos quadros. Ela será comprometida e viável, não é só para cumprir tabela, vai ser a cara do PSDB, e receberá todo o apoio do partido e do governador. Vai ter competência para fazer o que precisa ser feito, e apresentar novas respostas para velhos problemas”, elencou a presidente. Segundo Paula, o partido não deseja esperar muito mais para fazer o anúncio, e por isto ele ocorrerá dentro do mês de abril.

Sobre se a sigla enfrenta dificuldades para apresentar um nome e o que estaria faltando para bater o martelo, a prefeita admitiu que o partido estava muito focado na possibilidade de a deputada estadual Nadine Anflor aceitar concorrer. Nadine comunicou formalmente que não pretendia entrar na disputa no final de semana passado. “Agora estamos focados em outras lideranças e o que falta, na verdade, é finalizar conversas. O nome escolhido será uma surpresa bem positiva. Possuímos quadros qualificados e capacitados, alguns estão um pouco afastados e com outras funções, mas que, diante deste desafio, poderão reconsiderar. O fato é que já estou falando demais.”

A presidente disse que após a definição do nome dos tucanos, será tratada a composição da chapa completa, ou seja, da vaga de vice. “Temos alguns contatos com o PDT e o PSB, que querem fugir da polarização, tínhamos conversado mais de perto com o PDT, e talvez haja espaço para uma construção”, projetou.

O PSDB integra uma federação partidária nacional com o Cidadania. No mês passado, PDT, PSB, União Brasil e Avante decidiram formar um bloco para atuar como uma frente única na formação de uma chapa para a prefeitura de Porto Alegre. O PDT tem, como pré-candidata, a ex-deputada estadual Juliana Brizola. E, o União Brasil, o deputado estadual Thiago Duarte.

Veja Também