Análise de registros de candidaturas no Rio Grande do Sul será antecipada, prevê Moesch

Análise de registros de candidaturas no Rio Grande do Sul será antecipada, prevê Moesch

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral acredita que até a próxima sexta-feira todos os processos serão encerrados

Mauren Xavier

publicidade

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Francisco Moesch, acredita que a análise dos pedidos de registros de candidaturas no Rio Grande do Sul será concluída antes do prazo final. A previsão é que até a próxima sexta-feira, dia 9 de setembro, as candidaturas já estarão validadas ou não. O prazo da Justiça Eleitoral para a análise é dia 12 de setembro. A manifestação foi feita durante visita à Casa do Correio do Povo na Expointer, neste sábado. 

Segundo o presidente do TRE-RS, as apurações estão ocorrendo sem problemas, o que representa êxito na atuação da Justiça Eleitoral. Por exemplo, todos os pedidos de registro de candidaturas ao governo do Estado já foram analisadas. Dos 11 pedidos, dez foram deferidos e um, o de Paulo Roberto, solicitou a renúncia. No caso da disputa ao Senado, ainda existem dois pedidos, entre os dez, aguardando julgamento. 

A análise envolve avaliar se a documentação apresentada pelos partidos políticos, federações e coligações está de acordo com o previsto nas normas eleitorais e se os candidatos preenchem os requisitos previstos na Constituição Federal e na Lei de Inelegibilidades para concorrer aos cargos pleiteados.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895