Eleições 2024: PL recebe mais de 200 vereadores na janela partidária no RS

Eleições 2024: PL recebe mais de 200 vereadores na janela partidária no RS

Partido, que busca “marcar posição à direita”, inaugurou sede estadual em Porto Alegre e deu boas-vindas aos parlamentares

Felipe Nabinger

PL gaúcho deu boas-vindas a vereadores que migraram para o partido em nova sede

publicidade

O PL gaúcho inaugurou sua sede estadual em Porto Alegre e deu boas-vindas aos vereadores oriundos de outras siglas na janela partidária, nesta sexta-feira. Conforme dados internos, o partido tinha, ainda sem a totalização dos números, visto que as migrações poderiam ocorrer até as 23h59min, 203 novos vereadores até o início da tarde.

Somados aos que já atuam pelo PL, essa marca eleva o número de parlamentares para mais de 300. Havia a expectativa de ultrapassar os 210 novos filiados até o final do dia. Conforme a assessoria do partido, foram computadas cinco baixas entre vereadores que migraram para outras agremiações. O PL projeta ter 3 mil candidatos a vereador e 200 candidatos a prefeito no próximo pleito no Estado.

A tônica dos discursos das lideranças partidárias, em atos realizados no período da manhã e da tarde, foi na linha de enfatizar a legenda como “a verdadeira direita”, atrelada à figura do ex-presidente Jair Bolsonaro, devido a outros partidos deste espectro integrarem o governo federal na gestão de Lula (PT).

“Não é só ganhar eleição. Temos que marcar posição na direita”, disse o presidente estadual, deputado federal Giovani Cherini. Outro tema recorrente nas falas de deputados presentes foram as críticas ao Judiciário.

Bolsonaro, por meio de vídeo gravado e reproduzido no auditório da sede, localizada em um prédio comercial no Centro Histórico, deu boas-vindas e cumprimentou novos filiados, além de ressaltar o trabalho de Cherini para “fazer o PL grande” no RS.

“A sede de um partido é muito importante. Ela não tem um proprietário, ela é de todos. Aqui todos se sentirão em casa”, disse o presidente estadual do partido.

Veja Também

Em Porto Alegre, a sigla teve o reforço dos vereadores dos vereadores Jessé Sangalli, vindo do Cidadania, e Comandante Nádia, oriunda do PP.

Ao mesmo tempo, a bancada na Câmara, que tem ainda Fernanda Barth, perdeu o atual presidente do Legislativo municipal, Mauro Pinheiro, que migrou para o PP.

O partido deve indicar o candidato a vice na chapa de Sebastião Melo (MDB), que buscará reeleição, embora haja uma disputa com o PP.

Para a capacitação dos seus pré-candidatos, o partido lançou um curso de marketing eleitoral, que será realizado nos próximos meses. Ela contará com painéis de lideranças partidárias, cientistas políticos e profissionais de comunicação. Para Cherini, o RS está “saindo na frente” na comparação a outros Estados neste processo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895