Avante decide retirar apoio a Vieira da Cunha no RS

Avante decide retirar apoio a Vieira da Cunha no RS

PDT reafirma manutenção de chapa com Professor Nado ao Senado e chama movimento de "lamentável"

Felipe Nabinger

Chapa majoritária, apresentada em 5 de agosto, segue mantida com Nado, Vieira e Regina.

publicidade

Faltando menos de dez dias para o primeiro turno das eleições, a executiva estadual do o Avante decidiu nesta sexta-feira retirar o apoio político à candidatura de Vieira da Cunha (PDT) ao governo do RS. Segundo nota do partido, durante o processo de construção da coligação, compromissos firmados acabaram não sendo cumpridos no decorrer da campanha.

Ainda conforme o texto, isso teria prejudicado candidaturas da chapa proporcional. A questão envolveria valores destinados para a campanha. Com a decisão, os candidatos e militantes da sigla "ficam liberados a apoiar outros postulantes ao Piratini". 

O PDT também emitiu uma nota confirmando a manutenção de sua chapa majoritária, que conta com o Professor Nado (Avante) como postulante ao Senado. No texto, assinado pelo presidente estadual Ciro Simoni, o partido diz estranhar os termos da nota da direção do Avante por uma suposta "quebra de compromissos assumidos".

"Todos os compromissos assumidos pelo PDT com o Avante foram rigorosamente cumpridos. Nos termos da legislação eleitoral, cada partido deve sustentar, as suas expensas, suas candidaturas proporcionais", diz o texto, lembrando não haver coligação para os cargos de deputado.

Chamando a decisão partidária do Avante de "lamentável", o PDT cobra que o até então aliado "não transfira a responsabilidade - que é exclusivamente sua" à sigla trabalhista.

Na semana passada, Anderson Dorneles, que deixou a presidência estadual do Avante para concorrer a deputado federal, subiu no palanque do comício da coligação encabeçada pelo PT, que contou com a presença do presidenciável Lula e do candidao ao governo do Estado Edegar Pretto (PT). 

O partido apoia o candidato petista em âmbito nacional, enquanto o PDT tem Ciro Gomes como candidato à presidência da República.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895