Eleições

BM descarta uso do Batalhão de Choque para retirar manifestantes do Centro de Porto Alegre

Rua Sete Setembro está liberada, mas acampamento segue na avenida Padre Tomé

Foto : Mauro Schaefer

Manifestantes seguem acampados na manhã deste sábado na avenida Padre Tomé, no Comando Militar do Sul. Cerca de 200 pessoas estão ocupando parte da via. A rua Sete Setembro está liberada e não houve a ação prometida do Batalhão de Choque da BM para retirada do grupo, que poderia ocorrer a partir das 5h30min. O clima está tranquilo na região. 

Muita gente passou a madrugada no local. Insatisfeitos com o resultado da eleição, os manifestantes carregam bandeiras do Brasil e colocam diversas faixas no Comando Militar do Sul (CMS). Policiais militares estiveram no local e informaram que o Batalhão de Choque não será acionado.

Os apoiadores de Jair Bolsonaro estão Centro Histórico desde o anúncio do resultado das eleições presidenciais. Entre as pautas, pedem intervenção das Forças Armadas e alegam suposta fraude no processo eleitoral. 

 

Nesta sexta, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e as polícias militares dos estados atuem para desobstruir vias que estejam ocupadas por manifestantes em todo o país. 

No despacho, o ministro determina que as forças de segurança apliquem multa de R$ 100 mil por hora para caminhoneiros e identifiquem pessoas e empresas que estejam financiando ou apoiando os integrantes de atos antidemocráticos. O ministro afirma que as forças devem atuar para liberar o acesso aos prédios públicos e no entorno dos locais.

Foto: Mauro Schaefer