Brasileiro prefere votar pela manhã, segundo TSE

Brasileiro prefere votar pela manhã, segundo TSE

No primeiro turno, o movimento foi maior entre às 11h e as 12h na Capital

Correio do Povo

publicidade

Um estudo realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todas as capitais do País, no 1º turno do pleito deste ano, aponta que os eleitores preferem votar durante a manhã. O levantamento foi divulgado neste sábado e mostra que Porto Alegre não foge à regra: no dia 3 de outubro, o pico nas seções eleitorais aconteceu entre às 11h e o meio-dia. O TSE recomenda que, neste domingo, os eleitores da Capital votem antes das 9h ou à tarde – as seções abrem às 8h.

O estudo foi desenvolvido com base em dados estatísticos das 27 capitais e o início da manhã revelou-se, em média, um momento tranquilo de votação. A exceção foi São Paulo, onde a movimentação só caiu a partir das 13h. Outra cidade que fugiu à regra foi Palmas (TO), cujo horário de pico de votação ocorreu no início do dia, entre 9h30min e 11h.

Em boa parte das capitais, a chegada à seção após as 15h reduziu os riscos de espera prolongada. Os eleitores de Rio Branco (AC) apresentaram um comportamento diferente da maioria dos municípios analisados no levantamento: de 11 às 16h, houve grande concentração de eleitores nas zonas eleitorais da capital acreana. Confira a lista completa no site do TSE.

Bookmark and Share

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895