Candidatos ao Palácio Piratini discutem sobre segurança em propaganda na TV

Candidatos ao Palácio Piratini discutem sobre segurança em propaganda na TV

Adversários divergiram sobre medidas de enfrentamento à violência

Correio do Povo

Onyx apresentou medidas para segurança pública. Leite rebateu

publicidade

Há nove dias do segundo turno, o programa eleitoral desta quinta-feira dos candidatos ao Palácio Piratini trouxe embates de propostas sobre a segurança pública. Enquanto a inserção do candidato do PL, Onyx Lorenzoni, alegava má condução da gestão atual quanto ao tema e apresentava suas propostas, o programa de Eduardo Leite (PSDB) contradisse seu adversário afirmando que as medidas sugeridas por ele já estão sendo feitas ou já foram iniciadas pela gestão de Leite/Ranolfo Vieira Jr. (PSDB). 

As propostas apresentadas do candidato liberal foram as seguintes: a inclusão de cinco mil novos brigadianos; a contratação de novos agentes na Polícia Civil e Penal; a implementação de presídios de segurança máxima e o estímulo a projetos de ressocialização através do trabalho prisional. Também afirmava que o efetivo da Brigada Militar estava "defasado há décadas" . "Com policiamento ostensivo bem preparado e equipado, inteligência, monitoramento e rigor no sistema penal vamos ter um estado mais seguro", afirmava Onyx, após exposição das medidas. 

Enquanto isso, a propaganda do tucano iniciou rebatendo os pontos recém expostos. Em relação ao efeitivo da BM, afirmou que ele tem sido recuperado ano a ano. "Em 2017 eram 15.696 brigadianos. Em 2022, já são 17.422. Um aumento de 11%", pontuou. Sobre o aumento de cinco mil novos brigadianos, confirmou que, de fato, isso deverá ocorrer, e está em fase final o concurso aberto que garantirá a contratação de quatro mil novos servidores. 

Sobre o plano de contratação de novos agentes na Polícia Penal e Civil, a informação é que o processo já está em andamento. "Tanto que o efetivo já passou de 4.976 policiais civil para 5.386 em 2022. Um aumento de 8,2%". Quanto à proposta de ressocialização, também afirmou que isso está em curso e que 13.540 presos já realizam trabalho prisional, além de que o governo do Estado já possui 229 convênios com prefeituras e empresas para manuntenção da medida. "Se vai invetar propostas, pelo menos seja original", finaliza. 

Ações dos candidatos

A propaganda também buscou exaltar os feitos de Onyx enquanto ministro na gestão de Jair Bolsonaro (PL), presidente e candidato à reeleição, e fortalece a relação entre ambos. Vídeos com a visita do chefe do Executivo a Pelotas foram reproduzidos. 

Já a inserção do tucano teve dois momentos: no início, comentou as propostas apresentadas pelo seu adversário afirmando que elas já estão sendo realizadas ou iniciadas na gestão atual. Em seguida, foram apresentadas propostas para educação, saúde, segurança, combate a fome e agronegócio. Entre as medidas está implementação em quatro anos do turno integral em 50% das escolas de ensino médio estaduais, a implementação do sistema de agendamento e busca ativa de doenças por região, a ampliação do chamamento de policiais e a expansão do programa "devolve ICMS" para famílias vulneráveis. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895