Começa a distribuição das urnas eletrônicas em Porto Alegre

Começa a distribuição das urnas eletrônicas em Porto Alegre

A expectativa é de que 70% dos equipamentos da Capital serão entregues ainda hoje e o restante ficará para sábado, véspera da eleição

Paula Neiman*

Urnas eletrônicas começam a ser distribuídas para o segundo turno das eleições gerais

publicidade

Nesta quinta-feira, 3.061 urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições começaram a ser distribuídas em Porto Alegre. Elas deixaram o depósito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no bairro São Geraldo, e foram direcionadas para as seções eleitorais da Capital. O processo foi adiantado em função do feriado do Dia do Servidor Público, nesta sexta-feira, que fará com que alguns locais de votação fiquem fechados. Por isso, a expectativa é de que 70% das urnas serão distribuídas hoje, e o restante no sábado , véspera da eleição.

Segundo o TRE, o transporte é seguro e feito através de uma empresa especializada. "A empresa é totalmente cadastrada. Os motoristas, o auxiliar que fará a entrega, todos. E em cada local, há uma pessoa encarregada de receber o equipamento e verificar se as quantidades corretas foram entregues", explica Vanderlei Santos, chefe da seção de urnas e voto informatizado, que estava no depósito e acompanhou as primeiras saídas de veículos.

Além disso, há um tempo específico para que as urnas saíam do depósito e cheguem ao local de votação. "E se houver algum problema no tempo, nós temos grupos de Whatsapp para entender o que está acontecendo. Mas, é tudo controlado, tempo, quantidade de urnas. Tudo que acontece, recebemos um feedback", explica.

Além do número de urnas organizado para as seções, há 200 equipamentos reservados para eventuais problemas. "Esses números são quantidades mais do que suficientes para atender qualquer defeito de entrega ou no dia de votação", conclui o responsável. 

Supervisão Mauren Xavier*


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895