Duas bocas de urna são flagradas até o momento nas eleições no RS

Duas bocas de urna são flagradas até o momento nas eleições no RS

Secretaria da Segurança Pública do Estado monitora realização do pleito nos 497 municípios gaúchos

Correio do Povo

Brigada Militar mobilizou 7 mil policiais e 1,5 mil viaturas

publicidade

Nenhum incidente grave foi registrado até o momento no primeiro turno das eleições neste domingo no Rio Grande do Sul. A informação é da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). “A votação está muito tranquila conforme o planejado”, resumiu o secretário Vanius Cesar Santarosa. As primeiras horas de votação registraram apenas dois casos de boca de urna, sendo que um deles resultou em três presos no bairro São Geraldo, em Porto Alegre. Já no outro flagrante, um menor de idade foi apreendido em Capão da Canoa, no Litoral Norte.

A Brigada Militar, por exemplo, mobilizou cerca de 7 mil policiais em 1,5 mil viaturas em todos os 497 municípios gaúchos. Drones e bases móveis estão sendo empregados nas principais zonas eleitorais do Estado. A presença ostensiva da BM visa coibir crimes como boca de urna, transporte ilegal de eleitores e compra de votos, entre outros.

A Polícia Federal também está de prontidão na apuração de crimes eleitorais, proteção de candidatos e segurança das eleições. Agentes estão de plantão e em regime de sobreaviso para atendimento de ocorrências em flagrante, além dos grupos especializados de pronta intervenção e em bombas e explosivos.

No Rio Grande do Sul, a Polícia Federal conta com uma superintendência regional em Porto Alegre e 13 delegacias no Interior. Nos municípios onde não há sede da PF, a ocorrência pode ser registrada na Polícia Civil, que atua de forma suplementar na apuração de delitos eleitorais. A Polícia Rodoviária Federal igualmente está atenta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895