Eleições 2024: Extinção de vaga na Câmara de Porto Alegre deve avançar na próxima semana

Eleições 2024: Extinção de vaga na Câmara de Porto Alegre deve avançar na próxima semana

Medida é uma exigência legal em função da redução do número de habitantes na Capital

Rafael Renkovski

Câmara de Porto Alegre passará de 36 para 35 vereadores

publicidade

Após ser questionada duas vezes pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Câmara de Porto Alegre deve, enfim, apresentar o projeto para a redução de 36 para 35 vagas na Casa. A mudança é uma exigência legal que se faz necessária devido ao resultado do Censo do IBGE, que mostrou diminuição na população da Capital. Na sessão desta quarta-feira, o presidente Mauro Pinheiro (PL) incentivou os parlamentares a assinarem a proposta, que precisa de 12 vereadores. A estimativa é que o projeto seja apregoado até a próxima segunda-feira.

A discussão sobre a redução de uma cadeira na Câmara se estende desde o ano passado, quando a Câmara foi notificada pelo MP de que deveria realizar a redução. A medida, contudo, deve ser feita por meio de um Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) que precisa ser aprovado em plenário.

A perda de um assento não agrada muito os vereadores. Principalmente porque a extinção de uma cadeira na Casa afeta diretamente as eleições municipais em outubro deste ano. Isso porque o número de candidatos ao cargo de vereador, por cada partido, deve ser o equivalente ao número de cadeiras na Câmara mais um, ou seja: 36 candidatos por sigla.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895