Eleições 2024: Municípios do Vale do Taquari terão deslocamento de seções

Eleições 2024: Municípios do Vale do Taquari terão deslocamento de seções

Presidente do TRE garante normalidade do pleito em cidades atingidas por enchentes

Diego Nuñez

Presidente da Justiça Eleitoral, Voltaire de Lima Moraes conduziu audiência em Lajeado

publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou uma audiência pública em Lajeado, nesta sexta-feira (5), para debater com os prefeitos do Vale do Taquari a realização das eleições municipais deste ano, a pouco mais de três meses para a realização do pleito. O principal objetivo do tribunal foi averiguar quais seções eleitorais foram atingidas pelas enchentes históricas que atingiram o Rio Grande do Sul, quais podem ser recuperadas e quais precisarão ser deslocadas.

A audiência pública foi realizada na sala do júri do Fórum da Comarca de Lajeado e contou com a presença de 15 prefeitos da região. Segundo o relato dos gestores municipais, as cidades de Cruzeiro do Sul, Muçum e Roca Sales tiveram um maior número de seções atingidas e que devem sofrer deslocamento.

Ainda assim, o presidente da Justiça Eleitoral gaúcha, desembargador Voltaire de Lima Moraes, afirma ter sido pequeno o número de seções que foram afetadas a ponto de precisarem ser deslocadas. O TRE, contudo, ainda não tem um número exato contabilizado.

“Estamos analisando justamente a partir de observações que foram feitas aqui. Vamos fazer depois uma contagem geral para ver quantas serão necessárias. Mas já posso antecipar que não serão muitas. Aliás, esse é um ponto que foi positivo. Pela análise que a gente fez, não vão ser muitas seções eleitorais. Devemos ter especialmente em Cruzeiro do Sul, Muçum e Roca Salles”, afirmou o desembargador, em entrevista.

Veja Também

Seções de outras cidades também foram atingidas pelas águas das cheias, mas, não de forma a inviabilizar a realização do pleito em outubro. “Atingiu em Lajeado, mas às vezes atingiu uma escola, que está sendo restabelecida. Devemos ter uma que outra (seção deslocada) em Lajeado e Estrela, mas não na proporção das demais”, esclareceu.

Apesar dos problemas estruturais que precisam ser superados nos próximos três meses, Voltaire garante que as eleições serão realizadas normalmente em todos os municípios do Vale do Taquari: “Isso é certo, não tenho a menor dúvida em relação a isso.”

Para garantir um período eleitoral pleno para o Vale do Taquari, o TRE vai lançar campanhas de divulgação sobre a mudança de local das seções que vão precisar ser deslocadas e sobre a importância do voto, a fim de evitar abstenções nessas localidades.

“Aquelas que serão realocadas vai haver uma ampla divulgação para que as pessoas cheguem no dia da eleição e não ter nenhum problema. Em relação à abstenção, é possível que em algumas regiões tenhamos alguma dificuldade, mas aí pela migração: pessoas que se mudam de cidade ou até de estado. Mas vamos fazer uma campanha muito forte da importância do voto para evitar abstenção. Ninguém pode abrir mão de traçar os rumos do seu futuro, e se faz isso com a força do voto”, afirmou Voltaire.

O Vale do Taquari abrange quatro Zonas Eleitorais: Arroio do Meio (104ª ZE), Encantado (67ª ZE), Estrela (21ª ZE) e Lajeado (29ª ZE). As demais cidades da região, que contam com seções, mas não zonas eleitorais, respondem a esses municípios.


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895