Eleições 2024: PSol e PL lançam candidatas a vice-prefeita em Porto Alegre nesta sexta

Eleições 2024: PSol e PL lançam candidatas a vice-prefeita em Porto Alegre nesta sexta

Tamyres Filgueira e Betina Worm vão compor as chapas encabeçadas por PT e MDB, respectivamente; Ex-presidente Jair Bolsonaro está no RS e participará de evento

Correio do Povo

Tamyres (e) e Betina (d) serão oficializadas em atos partidários

publicidade

Diego Nuñez e Flávia Simões

As chapas majoritárias para a prefeitura de Porto Alegre começam a ser materializadas a partir desta sexta-feira. As convenções do PL e da federação PSol/Rede, ambas às 18h, formalizarão a indicação das candidatas a vice-prefeita nas duas únicas chapas completas até o momento na disputa pelo Paço Municipal, além da do PSTU, que terá Regis Batista Ethur como vice de Fabiana Sanguiné.

Encabeçada pela deputada federal Maria do Rosário (PT), a chapa com o PSol, que indicou Tamyres Filgueira, foi a primeira a ser formalizada na Capital. A parceria entre os partidos repete a dobradinha de 2022, quando o ex-deputado Edegar Pretto (PT) concorreu com o vereador Pedro Ruas (PSol) na vice – e, por poucos votos, não chegou ao segundo turno ao lado de Onyx Lorenzoni (PL).

Durante a convenção, a federação PSol/Rede também apresentará a nominata de vereadores. Um dos objetivos principais de ambos os partidos é aumentar a bancada no Legislativo. Em 2020, o PSol elegeu, junto do PT e do PSDB, as maiores bancadas na Casa, com quatro vereadores cada. Agora, a meta é conseguir seis cadeiras. Serão indicados 25 nomes do PSol e 3 da Rede, sendo eles: o ex-vereador Marcelo Sgarbossa; a Caçica Iracema e André Gomide. O encontro será no Centro de Eventos Barros Cassal. Outro apoiador da candidatura de Rosário, o PV também terá convenção, às 19h, no Semapi.

Convenção do PL terá a presença de Bolsonaro

Já a decisão de PL e MDB foi tomada após negociações que duraram meses, a partir do momento em que o atual vice-prefeito, Ricardo Gomes (sem partido, ex-PL) anunciou que não seria candidato, em março. Desde então, os partidos estiveram buscando um nome que mantivesse o Partido Liberal na chapa do prefeito Sebastião Melo (MDB), mas que não esbarrasse em resistências internas nas duas siglas. Por fim, o deputado federal Luciano Zucco, que comanda o PL na Capital, indicou o nome de Betina Worm. Ela fará seu ato de filiação durante o evento. Para a Câmara de Vereadores, o partido terá nominata completa, com 36 candidatos.

A convenção do partido terá a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre agenda no Rio Grande do Sul desde a quarta-feira (24). Na quinta, Bolsonaro esteve em Caxias do Sul, onde participou de um palanque com lideranças locais, seguido de uma ‘motociata’. Durante a tarde, visitou o museu do Elvis Presley em Farroupilha. À noite, compareceu a um evento do partido em Santa Cruz do Sul. Contrariando expectativas, o ex-presidente não terá agenda em Canoas. Ele chega a Porto Alegre na sexta para um almoço com Zucco e alguns pré-candidatos a prefeitos do PL no Estado. A convenção da legenda inicia a partir das 18h, na Casa do Gaúcho.

No sábado, é a vez do PT e do MDB

No sábado, será a vez de Melo e Rosário ratificarem suas candidaturas. O PT fará sua convenção, junto de outros partidos aliados, como o Avante, a partir das 10h no ginásio da Associação Cristã de Moços (ACM). À tarde, será a vez de Melo. O MDB fará convenção junto dos quatro partidos aliados: PP, PRD e PSD. O evento começa às 12h e a manifestação do prefeito é prevista para pouco depois das 16h.

As candidaturas de Melo e Rosário já eram as mais sólidas na corrida pelo Executivo da Capital. Com vices confirmadas, cresce a pressão pela definição dos partidos que ainda não confirmaram o caminho que seguirão no pleito. PSDB, PDT e União Brasil têm pré-candidatos. Os apoios de PSB e Republicanos permanecem um mistério.

Veja Também


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895