Eleitores que estiverem na fila às 17h poderão votar, garante TRE

Eleitores que estiverem na fila às 17h poderão votar, garante TRE

Eleitores enfrentam filas para votar desde o início desta tarde

Correio do Povo

publicidade

O dia de votação está sendo marcado por grandes filas nas zonas eleitorais do Rio Grande do Sul por diferentes motivos, entre eles a demora para identificação biométrica. Mesmo assim, os eleitores que estiverem na fila em sua seção às 17h poderão votar. "Se o eleitor se apresentar até este horário, receberá uma senha e votará", garante Luis Fernando Schauren, assessor de Orientação Tecnológica do Tribunal Regional Eleitoral do RS.

Diferentemente de pleitos anteriores, o período de votação para as Eleições 2022 foi unificado em todo o país e seguirá somente o horário de Brasília, não mais levando em consideração diferenças de fuso horário. A decisão pela unificação foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda em dezembro, sob a justificativa de que, dessa maneira, será possível iniciar a apuração e a divulgação de resultados logo após o fim da votação, sem a necessidade de se aguardar os estados com fuso mais atrasado.

O presidente do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch, afirmou que o Estado deverá conhecer os resultados dos pleitos nesta noite. “Por volta das 22h já teremos o resultado quase final e isso se deve a uma urna eletrônica que é exemplo mundial de inovação, tecnologia e de segurança”, disse.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895