Exército pede ao Governo do DF que avalie proibir acesso de carros de som ao Quartel General

Exército pede ao Governo do DF que avalie proibir acesso de carros de som ao Quartel General

Manifestantes que não aceitam o resultado da eleição estão desde a semana passada realizando ato na localidade

R7

Manifestantes que não aceitam o resultado da eleição estão desde a semana passada realizando ato na localidade

publicidade

O Exército Brasileiro pediu ajuda do Governo do Distrito Federal para controlar a manifestação que é realizada no Quartel General da força em Brasília. Entre as medidas solicitadas os militares pedem que se avalie a possibilidade de proibir a entrada de carros de som no Setor Militar Urbano (SMU).

As manifestações começaram na semana passada e são realizadas por grupos que não aceitam o resultado das eleições. Em ofício enviado ao Governo do Distrito Federal, o Exército pede à Secretaria de Segurança Pública e outros órgãos que atuem para a garantia da "manutenção da ordem na área militar".

Entre as solicitações estão pedidos para o controle da entrada de pessoas, veículos e de carros de som na região que comporta diversos batalhões. "Em virtude de manifestações e aglomeração de pessoas em grande escala, ocorridas nos últimos dias e sem previsão de término, solicito à Secretaria de Segurança Pública verificar a possibilidade de não autorizar a entrada de 'trio elétrico' no Setor Militar Urbano", destaca o documento.

O ato está bloqueando a Avenida Duque de Caxias, que corta o Setor Militar e permite o acesso às regiões militares de treinamento, guarda e o acesso a moradores que vivem nas áreas residenciais da localidade. 

Procurada pelo R7, a Secretaria de Segurança Pública do DF confirmou que recebeu o ofício com o pedido do Exército e que a solicitação foi repassada aos órgãos de segurança. 

"A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) informa que recebeu ofício do Comando Militar do Planalto (CMP) solicitando atuação para assegurar a livre circulação nas proximidades da Avenida do Exército e adjacências da Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano (SMU). A demanda foi encaminhada para as forças de segurança e órgãos responsáveis para que prestem o apoio necessário,  no sentido de minimizar os impactos de mobilidade urbana, entre outros, no local", destaca o texto.

Ainda de acordo com a secretaria, a via que corta o local ficou interditada por medida de segurança. "O acesso de veículos à Avenida do Exército segue liberado para o trânsito de veículos, com possibilidade de fechamento, mediante avaliação e demanda do CMP, tendo em vista que trata-se de área militar. O trecho ficou interrompido de sexta (4), a partir das 16h, até a noite de domingo (6),  de forma preventiva, para garantir a segurança do público no local, impedindo que veículos e pessoas ocupassem o mesmo espaço", completa a nota.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895