Heinze diz que é impossível pagar a dívida da União

Heinze diz que é impossível pagar a dívida da União

Em entrevista ao Balanço Geral, candidato falou também sobre segurança, saúde, meio ambiente, educação e desinformação

Paula Neiman*

Balanço Geral, Record TV, entrevista candidato ao governo do RS, Luis Carlos Heinze (PP).

publicidade

Nesta segunda-feira, o candidato ao governo do Estado, Luis Carlos Heinze (PP), concedeu entrevista ao Balanço Geral RS, da Record TV, na qual apresentou propostas para segurança, economia, educação e saúde, além de falar sobre a CPI da Covid.

Heinze (PP) voltou a criticar o acordo do Estado com a União. Disse que pelo modelo de negociação, o saldo jamais será pago. “O atual governo pagou zero da dívida", comenta ele. Explicou que é preciso rever o processo que vem sendo utilizado pelo governo pois “do jeito que está é impossível.”

Afirmou ser a favor da responsabilidade fiscal e que votou a favor da mesma. Além disso, se mostrou a favor da baixa de 25% para 17% no valor dos impostos estaduais, mas explicou que a arrecadação do Estado caiu. 

Em vinte minutos o candidato trouxe suas propostas de campanha, iniciando com a segurança, na qual defendeu o “armamento das pessoas de bem”. 

O candidato é agrônomo e colocou o agronegócio como tema centralizador do seu possível governo. Sobre o tema, falou que uma das suas propostas em relação à estiagem periódica é “colocar açudes nas propriedades rurais”. Referente à saúde, ele prometeu ampliar a conexão tecnologia e saúde, propondo ampliar o prontuário eletrônico e a telemedicina. Além disso, disse que se for eleito irá “zerar as filas de espera” do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Para melhorar a educação, o candidato explicou que é preciso recuperar as escolas e valorizar os professores. Citou um projeto do interior do RS, criado em Santiago, chamado “Criança feliz", que propõe o contraturno das escolas para as crianças. O candidato não citou diretamente formas de implementação dessas mudanças. 

Ao ser perguntado sobre o indiciamento da CPI da Covid, o candidato diz que não foi isso que ocorreu “Não fui indiciado, tentaram me indiciar. Eu levei 450 pesquisas que foram auditadas (sobre desinformação) e ajudei a combater a pandemia”. Ele diz que como senador fez muito pela saúde, na garantia de leitos e medicamentos para os cidadãos gaúchos. “Eu ajudei a salvar muitas vidas”.

Nas considerações finais com tema livre, o candidato falou sobre infraestrutura, apontando o caso de obras inacabadas e propõe a construção de hidrovia que conecte a Lagoa mirim e o centro do RS e de um porto marítimo. 

De acordo com ele, meios de navegação marítimas são mais baratos. Heinze também falou sobre a energia elétrica, dizendo que em seu governo o Estado será o maior exportador de energia. Também disse que criará novos aeroportos e finalizará o de Caxias. Quer também criar rodovias e pontes.

Os próximos entrevistados pela Record TV serão:

1 - Ricardo Jobim (Novo)
Data da entrevista: 23/08/2022

2 - Vicente Bogo (PSB)
Data da entrevista: 24/08/2022

3 - Roberto Argenta (PSC)
Data da entrevista: 25/08/2022

4 - Vieira Da Cunha (PDT)
Data da entrevista: 26/08/2022

5 - Edegar Pretto (PT)
Data da entrevista: 29/08/2022

6 - Eduardo Leite (PSDB)
Data da entrevista: 30/08/2022

7 - Onyx Lorenzoni (PL)
Data da entrevista: 31/08/2022

*Supervisão Mauren Xavier


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895