Jerônimo Rodrigues é eleito governador da Bahia

Jerônimo Rodrigues é eleito governador da Bahia

Ex-secretário de educação vai ocupar o Palácio de Ondina após derrotar o ex-prefeito de Salvador ACM Neto em segundo turno

R7

publicidade

O ex-secretário de educação Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito neste domingo para governar o estado da Bahia pelos próximos quatro anos. Com 96,13% das urnas apuradas, o petista soma 52,53% dos votos válidos e não pode mais ser superado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil).

No primeiro turno, Jerônimo conquistou 700 mil votos a mais do que o adversário e, com 49,45% dos votos válidos, ficou próximo de encerrar a disputa logo no primeiro turno. ACM Neto foi o preferido de 40,8% dos eleitores. Na segunda etapa do pleito, o ex-prefeito soma 47,46% dos votos.

Com a vitória, Jerônimo substituirá Rui Costa, também do PT, como novo morador do Palácio de Ondina. Desde 2006, a sigla não é derrotada nas disputas pelo governo baiano. Antes de Costa (2015 - 2022), Jaques Wagner comandou o estado por oito anos (2007 - 2014).

Escolhido por unanimidade pelo PT na Bahia para ser o candidato ao Governo do Estado, Jerônimo contou com amplo apoio do ex-presidente e candidato à presidência pelo partido, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a campanha.

Trajetória

Nascido no povoado de Palmeirinha, situado a 400 quilômetros de Salvador, Jerônimo Rodrigues iniciou a trajetória política ao ingressar no movimento estudantil enquanto cursava Engenharia Agronômica na UFBA (Universidade Federal da Bahia). Após a formação como engenheiro-agrônomo, decidiu cursar mestrado e foi professor do DCIS (Departamento de Ciências Sociais Aplicadas) da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). A atuação em cargos públicos teve origem em 2007, quando foi convidado para atuar como Assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Três anos depois, passou a compor a equipe da Secretaria de Planejamento do estado.

Em 2011, foi convidado para fazer parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Após a experiência em Brasília, retornou à Bahia em 2014 para coordenar a campanha de Rui Costa, também do PT, ao governo baiano.

Com a eleição do aliado, foi designado para implantar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e voltou a atuar como coordenador na campanha que resultou na reeleição de Costa. No novo mandato, Jerônimo Rodrigues foi alçado ao cargo de secretário de educação do estado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895