Justiça Eleitoral faz buscas em comitês ligados à candidata Beth Colombo, em Canoas

Justiça Eleitoral faz buscas em comitês ligados à candidata Beth Colombo, em Canoas

Foram apreendidos panfletos com propaganda irregular

Bibiana Dihl / Rádio Guaíba

publicidade

A 66ª Zona Eleitoral de Canoas, juntamente com a Polícia Federal, realizou buscas em três comitês ligados à candidata Beth Colombo (PRB) na tarde deste domingo. Os agentes apreenderam 137 panfletos contendo propaganda considerada irregular em sedes de campanha do PRB e do PT.

De acordo com a juíza Patricia Tonet, teriam sido produzidos cerca de 120 mil panfletos em que a chapa de Beth fala sobre a investigação relacionada à fraude de urnas eletrônicas, denunciada pelo prefeito Jairo Jorge (PT) à Polícia Federal. No material, a chapa de Beth sugere que um candidato adversário recorreu ao esquema para, supostamente, ampliar a votação em troca de dinheiro. O TRE esclarece que isso é irregular e que, por essa razão, o material foi apreendido. 

Nota de esclarecimento do PRB de Canoas

O PRB Canoas informa que a Justiça Eleitoral esteve em sua sede e na ocasião as autoridades buscavam um material específico, que retratava uma denúncia de esquema de fraude de urna eletrônica , como foi amplamente divulgada pela imprensa. Esta denúncia foi feita pelo prefeito de nosso município, Jairo Jorge. A investigação aponta suspeita de interesse na fraude por parte de um candidato à prefeitura do município da Região Metropolitana, sendo esse um parlamentar gaúcho com foro privilegiado.

Embora não tivessem mandado específico para entrar na sede do PRB, o presidente Leonardo Kovalew, entendeu ser importante a entrada das autoridades , pois um dos princípios que rege na conduta do partido é a transparência. Ainda não há conhecimento da justificativa da ilegalidade do material.

Por fim, nosso intuito é informar a população sobre condutas suspeitas do candidato da sigla adversária. Além disso, esperamos que a Justiça Eleitoral também tome medidas com relação a diversos pedidos realizados por nosso partido.

Leonardo Kovalew

Presidente municipal PRB Canoas.

Nota do PT de Canoas

O Partido dos Trabalhadores (PT) informa que a ação da Polícia Federal na sede do Partido dos Trabalhadores, na tarde deste domingo, foi equivocada e não tem relação com a Operação Suffragium, realizada na quinta-feira.

A diligência foi motivada por denúncias contra material de divulgação do Partido Republicano Brasileiro (PRB) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A PF serviu de apoio à juíza eleitoral da 66º Zona Patrícia Tonet. A mesma alega que foi equivocada a busca na sede do PT, pois o material foi produzido pelo PRB e que nada de irregular foi encontrado nas dependências do partido.

Lamentamos o equivoco do local onde a busca foi realizada e reiteramos que acreditamos no trabalho da justiça eleitoral e que não temos nada a esconder e sempre estivemos à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.

Emilio Neto

Presidente Municipal do PT/Canoas?


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895