Lideranças do PMDB oficializam apoio a Serra

Lideranças do PMDB oficializam apoio a Serra

Fogaça, Rigotto, Luiz Henrique e Raimundo Colombo se reuniram em Porto Alegre

Voltaire Porto / Rádio Guaíba

Lideranças do PMDB oficializam apoio a Serra

publicidade

Lideranças do PMDB gaúcho e catarinense oficializaram, na tarde desta terça-feira, o apoio à candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência da República. De acordo com Germano Rigotto, que disputou o Senado, a manifestação expressou o sentimento da maioria dos peemedebistas e foi tomada após consulta às bancadas federal e estadual da legenda.

José Fogaça, que concorreu ao Palácio Piratini pelo PMDB, enfatizou que o discurso da neutralidade foi mantido até o final da eleição ao governo do Estado porque já havia identificado uma divergência interna desde o início da campanha. Ele afirmou ainda respeitar os demais filiados que optaram pelo apoio a Dilma Rousseff (PT).

Os políticos do PMDB garantiram o apoio, mas ponderaram que somente vão subir ao palanque os detentores de mandato. O governador de Santa Catarina eleito para o Senado, Luis Henrique Silveira, declarou que, mesmo sem vitória do PMDB gaúcho ao Senado e ao Palácio Piratini, os candidatos conquistaram expressiva votação que agora deve ser migrada para José Serra.

O presidente do Comitê Suprapartidário de Serra no Estado, deputado federal Germano Bonow (DEM), festejou a adesão. Bonow alertou que é possível virar o resultado do primeiro turno, quando Dilma ficou seis pontos percentuais à frente de Serra no Estado. Além de conquistar os votos do PMDB, a estratégia é atrair 2,5 milhões de eleitores gaúchos que votaram em Marina Silva, do PV, se abstiveram ou anularam o voto.

Além do governador de Santa Catarina, estiveram presentes ao encontro o governador eleito pelo Democratas no estado vizinho, Raimundo Colombo; o vice, Eduardo Moreira, do PMDB, e os senadores catarinenses Cassildo Maldaner, também do PMDB, e Paulo Bauer, do PSDB.

Durante os discursos, no contra-ataque às declarações do governador eleito no Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que afirmou que José Serra elevou o tom das ofensas durante a campanha, o deputado federal pelo PMDB Darcísio Perondi acusou as ações da campanha de Dilma de "hitleriama".

Bookmark and Share

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895