Lula vai se encontrar pela primeira vez com equipe de transição, nesta quinta

Lula vai se encontrar pela primeira vez com equipe de transição, nesta quinta

Reunião está prevista para ocorrer pela manhã; em seguida, petista deve se reunir com deputados e senadores das bancadas aliadas

R7

publicidade

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai se encontrar pela primeira vez com a equipe de transição de governo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, nesta quinta-feira (10). Em seguida, ele vai se reunir com parlamentares das bancadas aliadas.

Na reunião, devem participar os deputados e senadores das siglas que integravam a coligação nacional para o primeiro turno e os partidos que apoiaram Lula no segundo turno das eleições (PV, PCdoB, PSOL, Rede, PSB, Solidariedade, Pros, Avante, Agir, PDT, Cidadania, PCB, PSTU, PCO e Unidade Popular), além da base que se juntou ao petista nos últimos dias (MDB e PSD).

O presidente eleito quer construir pontes com o Legislativo na tentativa de unir forças para a aprovação da PEC da Transição, sugestão que pretende abrir créditos além dos previstos no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para bancar as promessas de campanha, como a manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600, mais R$ 150 por filho até 6 anos, a partir de janeiro.

Nessa quarta-feira (9), Lula se encontrou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para alinhar a votação da proposta. Depois ele se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na residência oficial do senador, onde tiveram uma reunião fechada durante o almoço.

Governo de transição

Segundo a lei que define os trâmites do processo, o governo eleito tem direito a 50 cargos comissionados para levantar informações e preparar os primeiros atos da próxima gestão.

Nessa terça (8), o vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), assinou a portaria que institui o gabinete de transição governamental e anunciou os primeiros integrantes do governo de transição. Ele é o coordenador-geral da equipe.

A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), ficará a cargo da articulação política. O ex-deputado federal Floriano Pesaro (PSB) será o coordenador-executivo do gabiente de transição. Já o ex-ministro Aloizio Mercadante vai ser o coordenador de 31 grupos técnicos que trabalharão no governo de transição.

Os grupos técnicos foram divididos nas seguintes áreas temáticas:

- agricultura, pecuária e abastecimento;
- assistência social;
- centro de governo;
- cidades;
- ciência, tecnologia e inovação;
- comunicações;
- cultura;
- defesa;
- desenvolvimento agrário;
- desenvolvimento regional;
- direitos humanos;
- economia;
- educação;
- esporte;
- igualdade racial;
- indústria, comércio e serviços;
- infraestrutura;
- inteligência estratégica;
- justiça e segurança pública;
- meio ambiente;
- minas e energia;
- mulheres;
- pesca;
- planejamento, orçamento e gestão;
- povos originários;
- previdência social;
- relações exteriores;
- saúde;
- trabalho;
- transparência, integridade e controle; e
- turismo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895