Mais de 100 drones serão empregados pela Polícia Federal nas eleições municipais no país

Mais de 100 drones serão empregados pela Polícia Federal nas eleições municipais no país

Aeronaves remotamente pilotadas vão sobrevoar as principais zonas eleitorais do país para fiscalizar e coibir crimes

Correio do Povo

Superintendência Regional da PF em Porto Alegre e 13 delegacias regionais no Interior participam do plano

publicidade

A Polícia Federal vai utilizar mais de 100 drones para o combate a crimes eleitorais nos dias das eleições municipais deste ano em todo o país. A utilização dessa ferramenta faz parte do plano nacional estratégico da instituição no uso de novas tecnologias para o combate e prevenção de ações criminosas.

O Rio Grande do Sul é um dos contemplados pelo plano. Nesta terça-feira serão realizadas demonstrações para a imprensa na Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e também nas 12 delegacias regionais da PF no Interior do Estado.

As aeronaves remotamente pilotadas serão utilizadas com o objetivo de sobrevoar as principais zonas eleitorais do país, auxiliando na fiscalização contra crimes como boca de urna, compra de votos e transporte de eleitores. Elas terão a missão também de inibir e flagrar a prática de condutas vedadas nos dias de votação.

Os drones serão empregados em municípios considerados estratégicos, em todos os estados. Conforme a Polícia Federal, eles possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos.

Com alta nitidez, as imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal que estará preparada para monitorar o pleito em todo território nacional, determinando a adoção das medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 15 de novembro. O segundo turno, onde houver, ocorrerá em 29 de novembro. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895