Pelotas registra filas, antes e durante a votação, mas sem maiores transtornos

Pelotas registra filas, antes e durante a votação, mas sem maiores transtornos

Problemas de biometria foram registrados, ocasionando demora na votação

Angélica Silveira

Clube Brilhante, onde há 14 mesas eleitorais, registra grandes filas

publicidade

Em Pelotas, o ínicio do pleito registrou derramamento de santinhos nos locais de votação e também nas principais avenidas da cidade. Alguns locais registram filas desde o início da manhã e durante a votação. Também foi constatada fila para votação nas quatro mesas instaladas no cartório eleitoral do município. No local, votam em torno de 1.700 eleitores.

O aposentado Luiz Carlos Madruga, 74 anos, foi um dos primeiros a votar no município. Ele foi para a fila às 6h30, mesmo com a garoa fina de início da manhã no município. “Vou votar enquanto puder, pra ter o direito de reclamar depois”, disse.

Mesmo com a grande movimentação no CAIC, maior local de votação em Pelotas, o administrador do prédio, desde as eleições de 1994, diz que a maioria deixa pra votar à tarde. “Eles deixam pra última hora e este ano deve seguir assim”, diz Mauro Oliveira Marques. O local conta com aproximadamente 10 mil eleitores distribuídos em 32 mesas eleitorais.

Na Justiça Eleitoral da cidade, estão disponíveis quatro sessões onde eleitores de outras cidades e estados votam em trânsito. Conforme o coordenador da Justiça Eleitoral local, não houve substituição de urnas até as 10h, somente casos pontuais aonde a urna teve de ser reiniciada. Os mesários foram orientados por telefone, aonde problemas pontuais foram resolvidos. “No geral, tuto tranquilo”, avaliou Paulo Alex Souza.

O município conta com 245 mil eleitores e mais de 3,4 mil mesários estão trabalhando neste pleito. “O eleitor leva em média 35 segundos em frente a urna, mesmo assim todos os locais têm registrado filas”, disse Paulo. Um dos locais que registram grandes filas é o Clube Brilhante, onde há 14 mesas eleitorais.

Conforme a Justiça Eleitoral as filas registradas até o momento, em Pelotas, ocorrem em função de problemas na biometria. Há pessoas esperando por mais de 30 minutos em locais de votação até chegar o momento do voto.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895