Pesquisa CNT/Sensus aponta vitória de Dilma no 1º turno

Pesquisa CNT/Sensus aponta vitória de Dilma no 1º turno

Petista alcançou 46% da preferência, ante Serra, com 28,1%, e Marina, com 8,1%

AE

publicidade

A pesquisa CNT/Sensus indica que a candidata do PT, Dilma Rousseff, venceria hoje a eleição para a Presidência da República já no primeiro turno. De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira, na lista em que os consultados são estimulados a escolher entre todos os candidatos, Dilma lidera a disputa com 46% da preferência, ante 28,1% do candidato do PSDB e ex-governador de São Paulo, José Serra. A candidata do PV, Marina Silva, tem 8,1%.

Segundo o coordenador da pesquisa, Ricardo Guedes, Dilma venceria no primeiro turno porque, considerando apenas os votos válidos, ela teria 55,3% das preferências, na comparação com os 33,7% do candidato tucano. A conta dos votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos.

Com o resultado, Dilma ampliou a vantagem sobre Serra para 17,9 pontos porcentuais neste levantamento, ante os 10 pontos porcentuais da pesquisa anterior, feita entre 31 de julho e 2 de agosto. Em um eventual segundo turno, Dilma também seria a vencedora, caso a eleição ocorresse hoje. Ela teria 52,9% das preferências, ante 34% de Serra.

A pesquisa foi feita entre 20 e 22 de agosto e registrada com o número 24.903/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram feitas 2 mil entrevistas e a margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para baixo ou para cima.

Espontânea

Na pesquisa espontânea - quando o eleitor responde em quem votaria para presidente sem ter acesso prévio ao nome dos candidatos -, 37,2% dos eleitores disseram que votariam em Dilma. Na pesquisa espontânea da edição anterior da CNT/Sensus, feita entre 31 de julho e 2 de agosto, 30,4% responderam da mesma forma.

Já Serra recebeu 21,2% das citações na mais recente pesquisa espontânea, enquanto, na anterior, o tucano tinha 20,2%. A candidata à Presidência pelo PV ficou com 6% na nova pesquisa espontânea, ante 5% na anterior. Os demais seis presidenciáveis não alcançaram 1% das intenções de voto.

Apesar de não figurar na disputa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda foi citado por 2,1% dos eleitores, ante 5% das intenções de voto que recebeu na pesquisa passada. Outros 2,1% citaram nomes que não estão concorrendo à Presidência. Na pesquisa anterior, 1,3% indicaram nomes de quem não estava entre os concorrentes. Brancos e nulos somam 5,4%, enquanto 25,2% não souberam responder. Na última pesquisa, brancos e nulos eram 3,8% e 27,9% não souberam responder.

Propaganda na TV e rádio

A pesquisa CNT/Sensus também apurou o porcentual de eleitores que assistiram aos programas eleitorais dos candidatos veiculados na TV e no rádio desde o último dia 17. Do total, 42,9% disseram ter assistido aos programas, dos quais 56% avaliaram que Dilma Rousseff apresentou o melhor programa eleitoral. O programa de Serra foi considerado o melhor por 34,3% dos eleitores e o de Marina Silva foi o melhor para 7,5%.

A pesquisa foi registrada com o número 24.903/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram feitas 2 mil entrevistas e a margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para baixo ou para cima.

Leia também:

Rejeição a Serra sobe quase 10 pontos, segundo CNT/Sensus


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895