Programa eleitoral gratuito vai custar R$ 851 milhões em 2010
Esse valor é 272% maior que a última eleição presidencial, em 2006
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A Receita não vai ver a cor desse dinheiro porque os veículos de comunicação recebem isenção fiscal para transmitirem a propaganda partidária, que não é paga pelos partidos políticos. De acordo com a lei, empresas deduzem do imposto de renda 80% do que receberiam se o horário político fosse vendido para propaganda comercial.
Na prática, quem paga é o cidadão, que mantém os órgãos públicos ao pagar seus impostos. Isso significa que cada um dos 191,5 milhões de brasileiros vai pagar R$ 4,44 para receber informações sobre seus candidatos. Essa isenção fiscal é a mais alta em oito anos. Na eleição presidencial de 2006, por exemplo, a Receita deixou de arrecadar R$ 228,6 milhões, uma diferença de 272%.
Nos últimos oito anos, os brasileiros pagaram R$ 2,8 bilhões, já descontada a inflação.
Com informações do R7