Projetos para crianças predominam no horário eleitoral de Porto Alegre

Projetos para crianças predominam no horário eleitoral de Porto Alegre

Muitos candidatos apostaram na data comemorativa para apresentar suas propostas para a infância

Mauren Xavier

publicidade

Candidatos à prefeitura de Porto Alegre deram atenção especial ao Dia da Criança no horário eleitoral na tarde desta segunda-feira. Entre os assuntos, predominaram críticas sobre a falta de vagas nas creches na Capital, a defesa de ações desenvolvidas de acolhimento, e a apresentação de projetos que já foram ou são desenvolvidos na cidade. As crianças também marcaram presenças nas inserções dos postulantes ao Paço Municipal.   

Por ordem de exibição, o candidato Gustavo Paim (PP) foi o primeiro a abordar a temática. Ele citou a presença de crianças nas sinaleiras e disse que fará programa de acolhimento. O jingle da campanha foi cantado por crianças. 

A candidata Manuela D'Ávila (PCdoB) também abordou o dia da criança, citando o fato de que muitas vivem sem condições mínimas na cidade. Defendeu a necessidade de reorganização do calendário escolar, com o turno inverso, a ampliação da rede de creches, especialmente nas regiões com mais necessidades, e apresentou o projeto 'renda básica para a primeira infância'. 

O candidato Sebastião Melo (MDB) usou o início do programa para falar sobre a data comemorativa. Em seguida, o programa deu atenção ao candidato a vice, Ricardo Gomes. 

O programa do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) foi gravado dentro da casa dele, ao lado da esposa Tainá, que prestou depoimento, e dos três filhos. Ele falou sobre ações de proteção às crianças no seu governo, como a ampliação do acolhimento de crianças e adolescentes; o aumento de vagas na educação infantil, a clínica da família e a entrega dos kits bebê, doados às gestantes. 

Juliana Brizola (PDT) falou da necessidade de acolhimento das mães e das crianças, com o depoimento de mães sobre a falta de vagas em creches. E apresentou ainda dois programas: "Nenhuma criança sem creche" e o "Creches noturna. Mãe trabalhadora, criança bem cuidada". 

José Fortunati (PTB) também abordou o dia das crianças, lembrando de ações que desenvolveu quando era prefeito, como a criação de vagas nas creches. Recordou ter recebido o título 'prefeito amigo da criança', entregue pela Fundação Abrinq. 

Os candidatos ao Paço Municipal também apresentaram propostas e fizeram referência ao dia das crianças nas redes sociais. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895