Quase 950 mil gaúchos vão mudar de seção eleitoral

Quase 950 mil gaúchos vão mudar de seção eleitoral

TRE-RS realizou a distribuição em função da redução no número de urnas eletrônicas disponíveis, atingindo mais de 3 mil seções

Mauren Xavier

Na eleição deste ano quase 950 mil eleitores vão precisar mudar de seção eleitoral

publicidade

Na eleição deste ano quase 950 mil eleitores vão precisar mudar de seção eleitoral no Rio Grande do Sul. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) realizou a redistribuição das seções. Essa reorganização já era esperada e ocorre em função da redução de urnas eletrônicas disponíveis no Estado. A medida envolve mais de 3 mil seções, que estão distribuídas por 329 cidades (66,1% do total de cidades gaúchas). Veja as seções e cidades afetadas. 

Entre os municípios que têm maior número de mudanças estão: Porto Alegre, com 399; Caxias do Sul, 201 e Pelotas, 120. Em algumas cidades, a reorganização vai afetar mais de 20% do eleitorado, como é o caso de São Domingos do Sul, onde 33,09% dos eleitores terá a seção alterada; seguido por Barra do Quaraí, com 27,72%; e Engenho Velho, com 22,76%.

Veja Também

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, apesar da redistribuição, não haverá troca de local de votação, evitando contratempos maiores aos eleitores. A distribuição, explica ele, varia de acordo com o nome das pessoas. “A cada faixa de nomes, os eleitores caem em uma urna diferente do local”, detalha ele. A informação da mudança já pode ser consultada no site do TRE, bem como no e-Título. Wobeto recorda ainda que essa movimentação é válida apenas para a eleição deste ano. 

Além disso, nos locais de votação afetados terão pessoas escaladas para prestar orientações aos eleitores que não puderem consultar o número de sua urna previamente. Mesmo assim, o TRE-RS orienta que o maior número de pessoas já confirme o número de sua urna previamente, para evitar contratempos no dia da eleição. O primeiro turno ocorrerá no dia 15 de novembro e, nas cidades com segundo turno, o pleito será em 29 de novembro. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895