Raquel Lyra é eleita governadora de Pernambuco

Raquel Lyra é eleita governadora de Pernambuco

Candidata obteve 58% dos votos com 88% das urnas apuradas; Marília Arraes teve 41% dos votos

R7

Candidata obteve 58% dos votos com 88% das urnas apuradas; Marília Arraes teve 41% dos votos

publicidade

Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora em Pernambuco neste domingo (30), com 58% dos votos. O resultado veio com 88% das urnas apuradas. A vice-governadora eleita é Priscila Krause (Cidadania).

Marília Arraes (Solidariedade), que disputava o segundo turno das eleições contra Lyra, obteve 41% dos votos válidos. Brancos e nulos somaram 8,42% dos votos.

Raquel Teixeira Lyra é filha do ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto e sobrinha do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra. Nascida no Recife, ela cresceu em Caruaru. É formada em Direito, tem 43 anos e foi delegada da Polícia Federal. Na política, foi duas vezes deputada estadual e secretária da Infância e Juventude, no governo Eduardo Campos.

Foi a primeira prefeita eleita de Caruaru, e foi reeleita com quase 70% dos votos. Em março de 2022, deixou o cargo na Prefeitura do município para disputar as eleições para o Governo de Pernambuco.

No primeiro turno das eleições, Raquel Lyra alcançou o segundo lugar na votação, com 20,58% dos votos. Marília Arraes foi a candidata com votação mais expressiva, com a soma de 23,97% dos votos.

No último dia 2, no dia do primeiro turno, o marido de Raquel morreu em Caruaru. O empresário Fernando Lucena estava com 44 anos e passou mal. Ele chegou a ser atendido pelo Samu, mas não resistiu.

"É uma honra ser a primeira mulher a governar Pernambuco"

Raquel Lyra (PSDB), eleita governadora de Pernambuco, se pronunciou sobre a vitória nas redes sociais, neste domingo (30).

"Pernambuco, é uma honra e uma grande responsabilidade ser a primeira mulher a governar nosso estado. Agradeço pelo voto de cada pernambucana e pernambucano. Vou honrar essa confiança. É hora de unir nosso estado. Vou governar para todas e todos. E, principalmente, para quem sente fome e desalento todos os dias. O nosso trabalho começa agora", disse Raquel Lyra no Twitter.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895