Rejane de Oliveira: Dedicação a ajudar os cães e gatos de rua

Rejane de Oliveira: Dedicação a ajudar os cães e gatos de rua

Mesmo assim, candidata diz que não levanta a causa animal como uma bandeira

Felipe Nabinger

publicidade

A professora e sindicalista Rejane de Oliveira (PSTU), candidata ao governo do Estado, tem como principal atividade, fora da política e da militância, o cuidado com os animais de rua. “Minha casa é casa de passagem para tratar de bichos com problema de saúde”, conta a candidata. Além dos quatro gatos e quatro cães “oficiais”, com a ajuda do companheiro com quem está há cinco anos, Rejane dá assistência a outros animais. Ela conta que, atualmente, cerca de 13 gatos que vivem abandonados em terreno próximo a visitam em busca de alimento.

Dos animais de estimação residentes, o que está há mais tempo ao lado da educadora é o gato Nicolau, de 21 anos. Ela conta que encontrou o felino ainda filhote, dentro de uma caixa em uma praça, com um pouco de ração cheia de formigas. “Virou um bebezão nosso”, diz. A candidata lembra que teve outras gatas que viveram 22 anos e 19 anos, afirmando que o segredo da longevidade é cuidar bem dos bichanos. Rejane não conta com uma rede de apoio para ajudar os bichinhos. “Conto com meu endividamento no veterinário (risos)”, conta.

Ela busca, dentro do possível, fornecer tratamento aos animais que necessitam e a castração, para evitar o aumento da quantidade de animais de rua que vivem em situação de abandono. A candidata diz, no entanto, que não levanta a causa animal como uma bandeira. “É uma tarefa muito particular. Recolho os bichos da rua e crio. Não sou uma protetora de animais, minha dedicação não é essa. Eu gosto e ocupo parte da minha vida para fazer isso, mas não carrego a bandeira como pessoas que se dedicam inteiramente”, explica.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895