Tarso Genro oferece ao PDT mais postos no segundo escalão

Tarso Genro oferece ao PDT mais postos no segundo escalão

Trabalhistas insistem em ficar com Saúde e Agricultura para participarem do governo eleito

Voltaire Porto / Rádio Guaíba

publicidade

O presidente do PDT gaúcho, Romildo Bolzan Júnior, confirmou que a oferta do governador eleito Tarso Genro ao partido é de três secretarias, sendo apenas uma de grande porte. Bolzan Júnior reuniu-se com Tarso, nesta tarde, por cerca de uma hora, no Centro de Treinamento da Procergs, na zona Sul de Porto Alegre. A comissão executiva do PT espera finalizar a composição da administração estadual nesta semana e principal entrave é a definição do PDT.

O dirigente destacou que a contraproposta de Tarso inclui a possibilidade de os pedetistas terem mais participações no segundo escalão. Conforme Bolzan Júnior, a conversa não foi definitiva, uma vez que se o diretório insistir em ficar com as pastas da Saúde e da Agricultura, o governador consultará lideranças do PT e das demais legendas que participaram da campanha ao Piratini.

O PDT deve indicar Ciro Simoni para a Saúde e Kalil Sehbe Neto, para os Esportes. Os pedetistas poderão ainda optar pelo Gabinete dos Prefeitos, Administração ou Ciência e Tecnologia. O primeiro suplente na Câmara Federal Afonso Mota, cogitado para a Agricultura, pode ser convidado a assumir a vice-presidência no Banrisul.

Na noite desta segunda-feira, o diretório pedetista avaliará o encaminhamento feito por Tarso Genro. Fontes do PDT confirmam que o partido deve resistir exigindo as secretarias da Saude e da Agricultura, já que o governador eleito se comprometeu a consultar outras instâncias.

Tarso Genro declarou que a negociação com o PDT ainda não está fechada e que todas as secretarias do futuro governo terão o mesmo peso, compensadas pelo orçamento ou pelo aspecto político.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895