TRE define campanha de rua com coordenação de candidatos à prefeitura da Capital

TRE define campanha de rua com coordenação de candidatos à prefeitura da Capital

Cavaletes estão proibidos, mas bandeiras e adesivos estão permitidos em carros e residências

Voltaire Porto / Rádio Guaíba

TRE reuniu os coordenadores dos candidatos à prefeitura para definir campanha de rua

publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou a reunião tradicional com os coordenadores de campanha dos nove candidatos à prefeitura de Porto Alegre para esclarecer eventuais dúvidas, chegar a acordos e também para definir a destinação de espaços para campanhas em pontos movimentados da Capital, como a Esquina Democrática e o Parque da Redenção. Em ambos os locais, a distribuição e ocupação de espaços foram definidas por meio de sorteio realizado nesta terça-feira.

Em cada dia útil da semana, a Esquina Democrática poderá ser usada individualmente para campanha por todos os candidatos das 8h às 22h. Equipamento de som com capacidade de até 100 watts será permitido no horário do almoço e no final da tarde. Já o Parque da Redenção poderá ser ocupado, ao mesmo tempo, por todos os candidatos, aos sábados, domingos e feriados. Boxes foram distribuídos para as coligações entre o Monumento do Expedicionário e a Av. Oswaldo Aranha.

O secretário judiciário do TRE, Rogério Vargas, explicou o que será permitido nestes espaços onde se caracteriza a campanha de rua. “Os candidatos vão poder colocar mesas para a distribuição de materiais de campanha e também empunhar bandeiras desde que não prejudiquem a circulação, por isso, elas não devem ser fixas”, argumentou.

Vargas reconhece que houve restrições na campanha de rua em relação às últimas eleições, como por exemplo, a proibição de cavaletes. Porém, a alegação é de que existem muitos outros mecanismos para os candidatos divulgarem sua imagem. “Além das bandeiras, adesivos estão permitidos em carros e residências. Na internet, a propaganda também está liberada, desde que não seja paga. Então, mesmo com uma mudança substancial, muitas formas ainda estão permitidas”, esclareceu.

Veja quem vai disputar a Prefeitura em Porto Alegre:


Fábio Ostermann – PSL

João Carlos Rodrigues – PMN

Júlio Flores – PSTU

Luciana Genro – PSOL, PPL, PCB

Marcelo Chiodo - PV

Maurício Dziedricki – PTB, SDD, PR, PTdoB, PRP e PSC

Nelson Machezan Jr – PSDB, PP, PMB, PTC e PV

Raul Pont – PT e PCdoB

Sebastião Melo – PMDB, PDT, PSB, PPS, Rede, DEM, PSD, PTN, PSDC, PRTB, PEN, PROS, PRB e PHS

Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895