Tribunais regionais eleitorais iniciam impressão da zerésima nas urnas de todo o país

Tribunais regionais eleitorais iniciam impressão da zerésima nas urnas de todo o país

Documento mostra que a urna eletrônica não tinha votos registrados antes do início da votação

R7

publicidade

Os tribunais regionais eleitorais começaram a imprimir, às 7h deste domingo (30), a zerésima, o documento que prova que não há votos nas urnas eletrônicas da votação no 2º turno das eleições.

No Distrito Federal, o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, e o Juiz-Auxiliar da Corregedoria, Felipe Goulart, presidiram uma solenidade com representantes de entidades fiscalizadoras minutos antes da impressão.

O evento aconteceu na Escola Canadense, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). “Vamos fazer a abertura e deslacramento da sala. Às 7h iniciamos a emissão da zerésima e, às 8h, o teste de integridade com a biometria e presença do eleitor”, explicou o juiz-auxiliar.

Assim que é iniciada a votação, às 8h, a zerésima deve ser assinada pelo presidente da mesa receptora de votos, pelos mesários e pelos fiscais de partidos ou federações presentes na seção eleitoral.

Qualquer eleitor pode verificar a zerésima da urna eletrônica da seção em que for votar. Ela deverá ser afixada em um lugar visível durante todo o dia, no mesmo lugar do boletim de urna, que mostra os votos registrados às 17h, horário em que a votação chega ao fim.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895