Urnas eletrônicas são transportadas aos 833 locais dos cinco municípios gaúchos com segundo turno

Urnas eletrônicas são transportadas aos 833 locais dos cinco municípios gaúchos com segundo turno

Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas receberão os equipamentos nesta sexta-feira e farão testes no sábado

Gabriel Guedes

Distribuição das urnas eletrônicas no Rio Grande do Sul foram cercadas de cuidados para não proliferação da Covid-19

publicidade

O transporte das urnas eletrônicas e cabinas de votação para o 2º turno iniciou nesta sexta-feira e estará praticamente concluído no sábado. Nos cinco municípios onde haverá eleição no domingo - Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas -, empresa contratada pela Justiça Eleitoral distribuiu as 5.511 urnas em 833 locais de votação.

Deste montante, 500 são de reserva e ficam nas zonas eleitorais, prontas para substituição dos equipamentos que possam vir a apresentar problemas. Do total de urnas transportadas, 2.630 são destinadas às seções da Capital.

Em Porto Alegre, no depósito da Justiça Eleitoral, uma mobilização envolvendo cerca de 50 pessoas da terceirizada, iniciaram os trabalhos logo cedo desta sexta-feira. Eram 7h e os equipamentos já estavam sendo transportados e a meta era encerrar as entregas por volta das 10h.

"Nesta sexta-feira, a gente vai entregar nos prédios. Aí alguém responsável recebe e o mesário vai amanhã (sábado) ligar as urnas e colocar para funcionar", explica o chefe da seção de Administração de Urnas, Vanderlei dos Santos, que trabalha há 25 anos na Justiça Eleitoral do RS. 

Mas uma eleição em ano de pandemia tem suas diferenças. Também têm sido entregues kits Covid-19, compostos por itens como álcool em gel, máscaras e protetores face shields. Mas os profissionais que estiveram realizando o transporte nesta sexta-feira, foram instruídos a observar os protocolos de segurança e a permanecer o mínimo possível nos depósitos da Justiça Eleitoral.

O procedimento, segundo Santos, é o veículo se apresentar no depósito, ser carregado com as urnas e kits e seguir o roteiro de distribuição. Ao chegar em cada local de votação, as urnas e os kits são recebidos pelo administrador de prédio indicado como responsável.

Desde o dia 19 de novembro até está sexta-feira, além do transporte, os equipamentos foram preparados, com a conclusão da inserção dos programas e dados para a votação, lacração e inspeção final das urnas. São processos que abrangeram desde o teste dos componentes, da bateria e da impressora até a inserção do cartão de memória e da mídia de resultado nos quais, ao final da votação, os dados serão gravados.

Concluídas essas etapas, as urnas são lacradas e colocadas em caixas devidamente identificadas com os locais e as seções em que serão utilizadas, garantindo a inviolabilidade das urnas e dos sistemas que serão utilizados neste 2º turno da eleição para prefeito. " Mudou bastante o nosso trabalho neste tempo que trabalho aqui. A urna veio para agilizar e evitar fraude", conclui Santos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895