Em uma semana ou 10 dias, deverá haver novo edital para leilão de arroz, diz ministro

Em uma semana ou 10 dias, deverá haver novo edital para leilão de arroz, diz ministro

Teixeira se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar sobre as propostas para o Plano Safra

Estadão Conteúdo

Ele minimizou críticas e disse que o certame público da compra de arroz representa 3% do consumo do produto no Brasil e não traz impacto nos preços

publicidade

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, afirmou nesta quarta-feira, 12, que em uma semana ou 10 dias deverá haver um novo edital para o leilão de compra pública de arroz importado e beneficiado, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O documento será apresentado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, antes de ser publicado.

Teixeira se reuniu há pouco com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar, inclusive, sobre as propostas para o Plano Safra.

Em relação ao leilão, ele minimizou críticas e disse que o certame público da compra de arroz representa 3% do consumo do produto no Brasil e não traz impacto nos preços.

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o governo federal anunciou na terça, 11, a anulação de lotes arrematados no leilão após suspeitas de irregularidades.

Apesar de o Executivo afirmar que o leilão de compra pública de 263 mil toneladas de arroz importado e beneficiado foi anulado pela "fragilidade financeira" das empresas vencedoras, as motivações para a decisão foram o suposto conflito de interesse e as acusações de tráfico de influência no certame público, como revelou o Broadcast Agro.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895