Em uma semana ou 10 dias, deverá haver novo edital para leilão de arroz, diz ministro
Teixeira se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar sobre as propostas para o Plano Safra
publicidade
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, afirmou nesta quarta-feira, 12, que em uma semana ou 10 dias deverá haver um novo edital para o leilão de compra pública de arroz importado e beneficiado, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O documento será apresentado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, antes de ser publicado.
Teixeira se reuniu há pouco com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar, inclusive, sobre as propostas para o Plano Safra.
Em relação ao leilão, ele minimizou críticas e disse que o certame público da compra de arroz representa 3% do consumo do produto no Brasil e não traz impacto nos preços.
Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o governo federal anunciou na terça, 11, a anulação de lotes arrematados no leilão após suspeitas de irregularidades.
Apesar de o Executivo afirmar que o leilão de compra pública de 263 mil toneladas de arroz importado e beneficiado foi anulado pela "fragilidade financeira" das empresas vencedoras, as motivações para a decisão foram o suposto conflito de interesse e as acusações de tráfico de influência no certame público, como revelou o Broadcast Agro.
Veja Também
- Arrozeiros têm nova negociação com governo federal
- “Medidas devem estar à altura da magnitude da catástrofe”, diz presidente da Federasul sobre enchente no RS
- Após suspensão de leilão, arrozeiros gaúchos defendem que governo federal reveja política
- Arroz: Anulação de leilão não estanca crise do governo federal