O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin pode atrasar a denúncia contra o presidente Michel Temer. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, Fachin deve pedir manifestações das partes envolvidas no processo antes de proceder com a acusação.
Conforme o jornal, o pedido de manifestação para aparelhar a acusação é como se o tema fosse levado a plenário. De acordo com a Constituição, a Câmara precisa admitir a denúncia contra o presidente antes de o Supremo julgar se abre ou não a ação penal.
Aliados do governo na Câmara querem que a análise seja feita em no máximo 10 dias, pouco antes do início do recesso parlamentar. A pausa está prevista para 18 de julho. Em regime normal, no entanto, a tramitação do processo duraria 30 dias.
O Palácio do Planalto acredita que o plenário irá recusar a autorização do Supremo para julgar a ação e por isso quer acelerar a tramitação da denúncia. A avaliação é de que a demora no andamento do processo pode oportunizar o surgimento de fatos novos.
Fachin pode atrasar denúncia contra Temer
Palácio do Planalto quer, no entanto, acelerar processo para evitar surgimento de fatos novos