Política

Moraes determina notificação de Eduardo Bolsonaro de denúncia por edital

Deputado federal foi denunciado pela PGR por coação no curso do processo

Moraes determina notificação de Eduardo Bolsonaro de denúncia por edital
Moraes determina notificação de Eduardo Bolsonaro de denúncia por edital Foto : Victor Piemonte/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou novas medidas para que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho sejam oficialmente notificados de que foram denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por coação no curso do processo. Eles deverão ser notificados por edital.

O procedimento é usado quando a pessoa, mesmo localizada, não recebe a comunicação de forma regular.

Ambos estão nos Estados Unidos. No caso de Eduardo Bolsonaro, Moraes afirmou que o deputado federal está “criando dificuldades para ser notificado”.

O ministro destacou que ele mantém domicílio em Brasília e gabinete em funcionamento na Câmara dos Deputados, mas, segundo postagens em suas próprias redes sociais, estaria fora do Brasil para evitar a responsabilização judicial.

“O denunciado, de maneira transitória, encontra-se fora do território nacional, exatamente, conforme consta na denúncia, para reiterar na prática criminosa e evadir-se de possível responsabilização judicial, evitando, dessa maneira, a aplicação da lei penal”, disse o ministro.

Em relação a Paulo Figueiredo, que mora nos EUA há cerca de dez anos, o ministro ordenou a expedição de uma carta rogatória. Esse instrumento jurídico é utilizado para que autoridades estrangeiras realizem atos de cooperação judicial, como a entrega de notificações a pessoas que residem fora do Brasil.

Veja Também