Moraes manda investigar Marcos do Val por declarações sobre plano de golpe

Moraes manda investigar Marcos do Val por declarações sobre plano de golpe

Senador chegou a dizer que Jair Bolsonaro tentou coagi-lo a dar golpe com ele, mas depois acusou o ex-deputado Daniel Silveira

R7

Ministro também se manifestou sobre caso ocorrido no TRF3, em São Paulo

publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu um inquérito sobre o senador Marcos do Val (Podemos-ES) após o parlamentar apresentar diferentes versões sobre um suposto plano de golpe de Estado que envolvia gravar conversas com o próprio Moraes.

Na noite de quarta-feira, o senador participou de uma live nas redes sociais e acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de tê-lo coagido a dar um golpe de Estado com ele. Na manhã de quinta, contudo, do Val mudou a versão sobre Bolsonaro e disse que partiu do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) a ideia do golpe.

Do Val revelou ter participado de um encontro com Bolsonaro e Silveira, no fim do ano passado, no qual o ex-deputado tentou convencê-lo a marcar uma reunião com Moraes para forçá-lo a reconhecer que desrespeitou a Constituição no processo eleitoral de 2022. Segundo o plano de Silveira, do Val gravaria a conversa que teria com Moraes sem que o ministro percebesse.

O senador prestou depoimento à Polícia Federal na noite de quinta e, de acordo com Moraes, apresentou outra versão da história. Dessa forma, o ministro determinou a abertura de um inquérito sobre o parlamentar.

"Ouvido sobre os fatos, o senador Marcos do Val apresentou, à Polícia Federal, uma quarta versão dos fatos por ele divulgados, todas entre si antagônicas, de modo que se verifica a pertinência e necessidade de diligências para o seu completo esclarecimento, bem como para a apuração dos crimes de falso testemunho (art. 342 do Código Penal), denunciação caluniosa (art. 339 do Código Penal) e coação no curso do processo (art. 344 do Código Penal)", destacou Moraes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895