Política

Sebastião Melo articulou para ter voto de Gringo no projeto do IPTU

Comissão de Ética adiou decisão sobre cassação do mandato do vereador do Republicanos

Governo quer contar com votos do Republicanos
Governo quer contar com votos do Republicanos Foto : Fernando Antunes/CMPA/CP

Os bastidores da votação do projeto do prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) que revisa a planta genérica de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) impactaram em outro processo que tramita na Câmara de Vereadores.

Foi adiada, na sexta-feira, a decisão da comissão de ética da Casa sobre o pedido de cassação do mandato de Gilvani o Gringo (Republicanos) por pedidos de vistas coletivas. A postergação do caso tem como pano de fundo uma articulação governista para angariar o máximo de votos possíveis ante a uma base aliada dividida no debate sobre o IPTU.

Melo já não contará com votos do bloco de direita no Legislativo, composto por 10 parlamentares de Cidadania, Novo, PL e PP, partidos que fazem parte da base. Portanto, todo voto conta. Afinal, deverá precisar de votos da oposição se quiser aprovar o texto original, sem modificar a proposta. Assim, articulou investida para o Republicanos.

Inclusive o voto de Gringo. Gerou incômodo no prefeito que o parlamentar pudesse ser cassado nesta sexta com votos da base. Ele e o Republicanos, portanto, atuaram para adiar essa decisão na comissão de ética. Parte dessa articulação ocorreu nos bastidores da agenda do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) na capital gaúcha, evento amplamente prestigiado por políticos da direita gaúcha, inclusive vereadores de Porto Alegre.

A estratégia foi de ganhar tempo para manter o Republicanos perto.

Melo também precisará de votos de PT, PSol e PCdoB, partidos que terão uma grande oportunidade em mãos. Votando sim, fará com que Melo aprove um projeto polêmico com a ajuda da oposição em contrariedade a parte da base. Votando não, o projeto deve ser rejeitado.